Município de Alenquer

Conceção e Execução para "Recuperação e Consolidação da Fonte Gótica de Vila Verde dos Francos"

Fase atual: Concluída

 

Empreiteiro: In Situ – Conservação de Bens Culturais, Unipessoal, Lda.

 

Valor contratual: 44.967,00€ + IVA

 

Descrição: A Fonte Gótica de Vila Verde dos Francos implantada numa área sobretudo residencial, na freguesia de Vila Verde dos Francos, concelho de Alenquer encontra-se a Norte do arruamento que lhe deve o nome –    Rua da Fonte do Arco, e da entrada principal do Centro Escolar desta localidade.

 

Apesar de não beneficiar de classificação que lhe reconheça valor histórico, a fonte é detentora de significado histórico e cultural, pelo que deverá ser considerada como património. A intervenção que visa a sua recuperação deverá ser projetada e executada de acordo com o referido. Deverá ainda ser considerado na proposta a conservação do pavimento empedrado antigo, contíguo à fonte.

 

A fonte encontra-se em muito mau estado de conservação, sendo possível registar afastamentos das lajes de pedra na ordem dos 10cms, colocando em risco a estabilidade do conjunto. Na zona posterior da fonte existem pedras em falta, o que contribui para o consequente afastamento ou derrube das pedras envolventes. Esta é uma zona crítica, pois além de pôr em perigo a estabilidade da abóboda, torna-se perigoso, em termos de segurança de crianças, pois o seu interior está a descoberto. Na zona do fecho do arco existem também pedras soltas, algumas das quais estão a descair para o interior da fonte.

Voltar ao topo
© 2023 | Todos os direitos reservados Autarquia 360