Árvores Emblemáticas e Autóctones de Alenquer

Atualizado a 19 abril, 2022
  • Árvores Emblemáticas e Autóctones de Alenquer
    Rota das Árvores Emblemáticas e Autóctones

    As espécies arbóreas autóctones das áreas urbanas e semiurbanas, públicas e privadas, estão severamente ameaçadas de extinção. A diversificação e valorização de povoamentos florestais compostos por espécies autóctones, tais como carvalho-cerquinho (Quercus faginea), sobreiro (Quercus suber), azinheira (Quercus rotundifolia), freixo-comum (Fraxinus angustifolia), entre outros, são essenciais para a proteção e manutenção das diferentes funções dos ecossistemas e para a conservação de um património natural único. Constituem assim, espécies-chave, imprescindíveis na conservação da Biodiversidade.

    A necessidade de conservação e de visibilidade ganha particular relevância no que diz respeito a territórios não classificados como áreas protegidas, e, portanto, mais suscetíveis a alterações externas e com maior risco de perda associado. Fatores essencialmente relacionados com a iliteracia ambiental, no que diz respeito ao papel das espécies arbóreas autóctones, têm não só tornado estas espécies mais vulneráveis às ações externas como colocado em causa os serviços que elas proporcionam. Para isso, é essencial que exista uma maior consciencialização da população para a presença destas espécies, e para a necessidade de preservação e manutenção de povoamentos florestais diversificados, envolvendo a adoção de medidas concretas que permitam dar a conhecer, valorizar e sensibilizar.

    Todo este contexto motivou o lançamento do Projeto Árvores Emblemáticas e Autóctones de Alenquer pela Divisão de Ambiente e Serviços da autarquia, que durante as ações de monitorização de campo verificou a existência de um património natural único em território municipal, às portas da região de Lisboa e Vale do Tejo, com espécimes arbóreos dignos de serem contemplados e apreciados, mas sem qualquer proteção legal associada que permitisse salvaguardar a sua continuidade futura. Com este projeto o município pretende não só contribuir para a preservação de espécies autóctones como também sensibilizar para a necessidade de alteração de comportamentos individuais e coletivos.

    O Projeto Árvores Emblemáticas e Autóctones de Alenquer proporciona um conjunto de ofertas de sensibilização ambiental dirigidas às árvores autóctones do Concelho, contando com a participação ativa e passiva da sociedade, com o apoio institucional das 11 Freguesias do Concelho de Alenquer e dos proprietários das árvores selecionadas.

    Na sua missão pedagógica, o Projeto Árvores Emblemáticas e Autóctones de Alenquer conta desde 2021 com uma rota de visitação – Rota das Árvores Emblemáticas e Autóctones, um “Museu ao ar livre” com uma exposição permanente, que atravessa todas as freguesias do concelho e que pode ser percorrida por diversos públicos, aliando assim, a sensibilização ambiental ao bem-estar social. Este Projeto, contemplou em julho de 2021 um Concurso dirigido à comunidade, em formato digital, para eleição de 11 árvores emblemáticas e autóctones do concelho de Alenquer, resultando numa árvore eleita por Freguesia. As árvores que foram votadas em concurso - num total de 33 árvores - foram todas espécies autóctones da região, e foram selecionadas considerando fatores como o seu porte e imponência, mas também dada a sua importância ecológica, cultural e paisagística, e envolvente em que se inserem.

    Cada uma destas árvores foi sinalizada com um painel identificativo onde são transmitidos conhecimentos relativos à sua ecologia, distribuição, importância económica ou social, e necessidade de conservação da espécie, através de uma abordagem que visa a sensibilização ambiental com uma linguagem simples e acessível a qualquer público-alvo. Os painéis contemplam ainda ilustrações científicas, informações transcritas para Braille e um QR Code para um acesso a mais informações.

    Em 2022, irá decorrer uma Exposição Fotográfica itinerante das árvores eleitas, que irá percorrer todo o concelho de Alenquer pelos seus diversos espaços. Esta exposição fotográfica, será um produto do trabalho de fotógrafos de natureza conceituados que irão captar a beleza e importância inerente do património natural em causa, e sensibilizar para a sua existência e necessidade de conservação, através do olhar mais sensível que as fotografias de natureza transmitem. As fotografias serão capturadas em dois momentos, um fora e outro dentro da época de floração, resultando numa exposição completa de 22 fotografias. Esta exposição disponibilizará um conteúdo de sensibilização ambiental não só direcionado para diversas atividades da comunidade escolar e da população local, como dirigido a todos os visitantes do Concelho.

    Este Projeto vem ao encontro da estratégia de gestão do território da autarquia no âmbito da criação de uma Rede Municipal de Conservação da Natureza que está assente em ações de gestão, valorização e conservação da Natureza no Concelho de Alenquer; e na promoção de atividades de sensibilização ambiental. A seleção destas árvores irá ainda desencadear um trabalho de inclusão deste património natural nos Instrumentos de Gestão Territorial de âmbito municipal, bem como a criação de regulamentação municipal que permitirá ampliar a sua proteção legal.

    Mais informações sobre o projeto:
    - Árvores Emblemáticas de Alenquer
    - Artigo "Em Alenquer, nasceu uma rota para valorizar as árvores autóctones do concelho" na revista Wilder
    - Artigo "Estas são onze árvores emblemáticas para conhecer em Alenquer" na revista Wilder
    - Artigo "Alenquer: uma rota para conhecer 11 árvores emblemáticas" na plataforma Florestas.pt
    - Artigo "Alenquer dá a conhecer as árvores autóctones e mais emblemáticas do concelho para impulsionar a sua conservação" na plataforma Greensavers
    - Mapa da Rota das Árvores Emblemáticas de Alenquer

    CONTACTOS

    E-mail: ambiente@cm-alenquer.pt

    Atualizado a 26 dezembro, 2022
Voltar ao topo
© 2024 | Todos os direitos reservados Autarquia 360