União de Freguesias de Carregado e Cadafais

Carregado
Carregado

Carregado
Freguesia criada a partir do desmembramento das freguesias de Cadafais, Santo Estêvão e Triana pelo Decreto-lei nº 70/84 de 31 de dezembro, que entrou em vigor em 1 de Janeiro de 1985. Pela Lei nº 56/97, aprovada em 4 de junho e promulgada em 20 de junho de 1997, a povoação do Carregado foi elevada à categoria de vila. Já existia, com este nome, nos finais do século XV. Registou grande crescimento durante o primeiro quartel do século XVI. A sua localização, no cruzamento de duas estradas muito importantes e próxima de um antigo porto fluvial, foi determinante na sua evolução.

Em 1855 é inaugurado novo serviço de carreiras diárias da Malaposta entre o Carregado e Coimbra.
Mas a sua importância aumentará muito a partir do ano seguinte, 1856, com a inauguração do primeiro troço de caminho-de-ferro do país, que, partindo de Lisboa, terminava aqui. Com a Reorganização Administrativa do Território das Freguesias, no quadro da Lei n.º 11-A/2013, de 28 de janeiro, agregou-se a Cadafais formando a respetiva União de Freguesias.

Armas e Bandeira:
 Escudo verde, aspa de negro, filetada de prata, ao centro um marco de caminhos de prata e em baixo um diminuto de coticas ondadas de prata e azul. Coroa mural de quatro torres de prata e listel branco com a legenda “Carregado”, a negro e em maiúsculas. A bandeira é branca, cordão e borlas de prata e verde, haste e lança douradas.

Área:
 15,52 km²
Lugares: Carregado, Casal Pinheiro, Torre, Guizanderia, Ferraguda, Meirinha


Cadafais

Há informações de que a fundação da igreja matriz date de 1550. Atravessada pela Ribeira de Refugidos, os seus vinhos brancos tiveram muita fama. Cadafais, certamente plural de cadafal, que segundo alguns eruditos é o mesmo que cadaval, derivado de cádava, aponta para uma origem medieval, para os tempos do princípio da nacionalidade.
Com a Reorganização Administrativa do Território das Freguesias, no quadro da Lei n.º 11-A/2013, de 28 de janeiro, agregou-se ao Carregado formando a respetiva União de Freguesias.

Armas e Bandeira: 
Escudo verde, dois capitéis coríntios de prata e uma taça de ouro bordejada de cor púrpura com cachos de uvas folhados, do mesmo metal, tudo bem ordenado. Coroa mural de três torres de prata e listel branco, com a legenda “Cadafais – Alenquer “ a negro e em maiúsculas.
A bandeira é amarela, cordão e borlas de ouro e verde, haste e lança douradas.

Antigo Orago: Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora do Azambujeiro
Orago Posterior: Nossa Senhora da Assunção
Área: 9,29 km²
Lugares: Cadafais, Refugidos, Casais da Marmeleira, Preces Carnota de Baixo

Atualizado a 24 fevereiro, 2022
Voltar ao topo
© 2024 | Todos os direitos reservados Autarquia 360