Município de Alenquer

Bons Motivos para Viver em Alenquer

Explore as vantagens de viver às portas de Lisboa, numa região com qualidade de vida para todos os membros da família

Situado na fronteira entre o Ribatejo e a Estremadura, o concelho de Alenquer reúne o melhor que o campo tem para oferecer: tranquilidade, ar puro, paisagens bucólicas e qualidade de vida, a apenas 30 quilómetros de Lisboa e do principal aeroporto do país, dispondo ainda do maior nó rodoviário da Europa, que permite aceder às principais autoestradas do país em escassos minutos.
Alenquer tem também investido na requalificação do seu parque escolar, construindo novos estabelecimentos de ensino, como os Centros Escolares de Alenquer, Carregado, Vila Verde dos Francos e Cabanas de Torres e ampliando e requalificando outros, garantindo um ensino de qualidade a todos os alunos do concelho.

Faz ainda parte do movimento internacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, assumindo-se como um “Município Educador”, proporcionando aos alunos programas inovadores no âmbito do desporto escolar, empreendedorismo, novas tecnologias e educação para a cidadania.
Ainda na Educação destaque para os programas de ocupação dos tempos livres, nas interrupções letivas da Páscoa, Verão e Natal, com atividades para todos os gostos e faixas etárias.

Dispõe ainda de uma ativa comunidade, com inúmeras associações nas áreas do desporto, música (das orquestras filarmónicas ao jazz), teatro, entre outras.
As políticas desenvolvidas em prol das famílias e da comunidade mais idosa do concelho, têm sido reconhecidas com variadas distinções, das quais destacamos o galardão “Autarquia + Familiarmente Responsável” atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis e o selo “Comunidades Pró-envelhecimento” atribuído pela Ordem dos Psicólogos.

Na cultura, destaque para os meses temáticos, como “Alenquer, Terra de Damião de Góis” em fevereiro, “Alenquer, Terra do Espírito Santo” (entre domingo de Páscoa e domingo de Pentecostes), “Alenquer, Terra da Vinha e do Vinho” em setembro ou “Alenquer, Presépio de Portugal” em dezembro.

Voltar ao topo