Alenquer, Terra da Vinha e do Vinho

O vinho, cultivado em Alenquer pelo menos desde a romanização, alcançou, já em princípios do século XVI, uma produção excedentária, permitindo a sua exportação para o estrangeiro, indicador seguro da sua qualidade. Atualmente o concelho reúne uma área de vinha superior a 8.000 hectares, distribuída por cerca de 40 produtores cuja produção ascende a quase 300.000hl de vinho, sendo a zona com maior destaque no quadro da vitivinicultura da Região de Lisboa, projetando as suas quintas e o próprio concelho para terras além-fronteiras. Alenquer é ainda um território repleto de quintas seculares que aliam a produção de vinhos de reconhecido gabarito ao encontro personalizado com a história, a cultura e as gentes da terra, transformando uma visita numa experiência única repleta de sabores e cheiros, de histórias e emoções! Nos dias de hoje, os vinhos produzidos no concelho de Alenquer são, por diversas vezes, premiados nos mais reconhecidos concursos e mostras em todo o mundo, assim como elogiados pelos mais mediáticos meios de comunicação da especialidade, críticos e bloggers, fazendo deste o concelho mais premiado internacionalmente em todo o Mundo, fator que nos distingue e enche de orgulho.

O vinho e as vindimas dão, na época do outono, o mote para a dinamização de um vasto leque de atividades marcadas pelo seu cariz histórico, cultural, desportivo e lúdico, pinceladas pelas cores quentes das vinhas e vinhedos dispostos ao longo do Concelho, integrados no programa “Alenquer, Terra da Vinha e do Vinho”.

Dinamizar, consolidar e divulgar são ações estratégicas subjacentes a esta iniciativa, que a Câmara Municipal tem vindo a levar a cabo, entre os meses de setembro e de outubro, direcionadas à identidade patrimonial e cultural do concelho, à diferenciação dos seus produtos e aos vinhos de Alenquer, assentes num conceito de articulação com diversos agentes locais (freguesias, comunidades escolar, associativa e de solidariedade social, restauração, comércio, serviços e produtores de vinho) em torno de um objetivo comum, que se traduz na promoção da imagem e marca “Alenquer”, como meio potenciador e intensificador do crescimento económico do concelho de Alenquer, visando a transformação deste numa referência nacional ao nível da cultura, património, turismo, economia e da competitividade.

Deguste de uma gastronomia típica, na Quinzena da Codorniz e do Torricado, regando-a com um dos excelentes vinhos que se apresentam nas edições do Concurso de Vinhos de Alenquer. Aproveite para assistir à Gala da Rainha das Vindimas e participe no Desfile do Vinho e das Vindimas.

E porque das boas experiências, as recordações fazem parte, parta à descoberta do concelho com uma máquina fotográfica e registe momentos, paisagens, pessoas e ambientes que guardará consigo e, porque não, aproveitar para participar numa das edições de concursos de fotografia sob o tema “Vinho, Vinha e Alenquer”!

Esperamos por si, atreva-se! Alenquer, um mundo a descobrir às portas de Lisboa.

 

Atualizado a 08 fevereiro, 2022
Voltar ao topo
© 2024 | Todos os direitos reservados Autarquia 360