Município de Alenquer

Resíduos Sólidos Urbanos

RECOLHA DE RESÍDUOS

Os resíduos constituem um dos problemas de difícil resolução da nossa sociedade, face ao aumento excessivo da sua produção.

Há décadas atrás o lixo era constituído, essencialmente, por matéria orgânica, como restos de comida. Atualmente, o lixo é, sobretudo, constituído por embalagens dos mais diversos materiais - papel, plásticos, vidros.

É necessário recorrer a ações de aplicação prática da “política dos 3 R’s”, de modo a que os resíduos não sejam encaminhados de forma indiscriminada para um só destino e possam ser reaproveitados.

RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

De acordo com a legislação em vigor, Decreto-lei n.º 178/2006 de 5 setembro, os resíduos sólidos urbanos (RSU) definem-se como resíduos provenientes de habitações e outros que, pela sua natureza ou composição, sejam semelhantes a estes.

Contempla um leque bastante alargado de materiais, alguns recicláveis, outros não.

Aos resíduos não passíveis de serem reciclados dá-se o nome de indiferenciados.

O serviço de recolha e transporte dos lixos indiferenciados é realizado pela empresa RECOLTE.

Esses resíduos indiferenciados têm como destino final o aterro sanitário da RESIOESTE, situado no concelho do Cadaval.

RECOLHA SELETIVA

O destino final dos RSU's resultantes da recolha seletiva é a estação de triagem da RESIOESTE, situada no Cadaval, em Cabeça Gorda - Malpique.

Os resíduos recolhidos seletivamente são depois encaminhados para reciclagem através da Sociedade Ponto Verde (SPV).

Cerca de 84% do lixo doméstico é reciclável, permitindo a valorização através da transformação de materiais inúteis em novos produtos.

Para tal, torna-se essencial o empenho e a participação ativa da população, na recolha seletiva, através da separação de embalagens por tipo de material e deposição nos locais corretos, uma vez que os mesmos serão transportados até unidades recicladoras.

Voltar ao topo