Município de Alenquer

Aterro de Resíduos Industriais Não Perigosos

ÚNICO ATERRO DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS NÃO PERIGOSOS NO DISTRITO DE LISBOA

Desde agosto de 2008, encontra-se em funcionamento o ProRESI SA, Aterro de Resíduos Industriais Não Perigosos que pertence ao Grupo ProCME, que o gere e explora.

Localizado no lugar de Porto dos Touros, freguesia de Ota, concelho de Alenquer, é o único aterro de resíduos industriais não perigosos no distrito de Lisboa.

Nas fases de construção, exploração e encerramento estão e serão contempladas todas as normas, exigências legais obrigatórias e as melhores técnicas disponíveis, de modo a que o impacte causado seja mínimo e seja alcançado um nível geral de proteção do ambiente no seu todo. Esta unidade de tratamento privilegiará a reutilização/reciclagem ou valorização dos resíduos.

A referida unidade possui como principais áreas de intervenção um espaço de confinamento de resíduos (alvéolos), uma unidade de tratamento de lixiviados (osmose inversa) e um espaço destinado a triagem para resíduos passíveis de valorização.
Existe também um edifício administrativo/social onde está instalada a portaria, o posto médico e um laboratório que fará a monitorização e ajudará no controlo dos resíduos rececionados.

O aterro terá uma vida útil expectável de 15 anos. A sua construção será faseada, estando prevista a 1.ª fase ter a duração de cinco anos.
ProRESI

Aterro de Resíduos Industriais Não Perigosos
Segunda a sexta-feira, das 9:00 às 18:00
Lugar de Porto dos Touros, Ota
2580-244 Alenquer
Tel.: 263 740 300
Fax: 263 740 309
E-mail: proresi@procme.pt

Voltar ao topo