Município de Alenquer

Programa Alimentar Municipal

REFEIÇÕES ESCOLARES

Para efetuar a inscrição, os encarregados de educação deverão entregar o boletim, acompanhado de todos os documentos necessários (mencionados no boletim e/ou regulamento), nos agrupamentos de escolas do concelho.FRUTA ESCOLAR

O Município de Alenquer aderiu ao Regime Fruta Escolar através de um programa de ajuda à distribuição de fruta, produtos hortícolas e bananas promovido pelo Instituto de Financiamento de Agricultura e Pescas, I.P.

Assim, com o objetivo de promover o consumo de fruta o Município distribui gratuitamente duas peças de fruta por semana aos alunos do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública, alargando a oferta também às crianças a frequentar os jardins de infância e o 2.º e 3.º ciclos e o ensino secundário, ainda que estes níveis de ensino não estejam contemplados no programa.Este regime está sujeito à aplicação de Medidas de Acompanhamento sendo que em estreita colaboração com os Agrupamentos de Escolas são desenvolvidas anualmente atividades pedagógicas para fomentar a ingestão da fruta.

LEITE ESCOLAR

No seguimento do processo de transferência de competências para os órgãos municipais no domínio da educação, nomeadamente no que concerne aos apoios e complementos educativos, mais especificamente o leite escolar, a distribuir gratuitamente às crianças que frequentam a educação pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico, o município de Alenquer é responsável pela aquisição e distribuição do leite escolar, que no ano letivo 2020/2021 é assegurada pela empresa Parmalat.

PLATAFORMA DE GESTÃO E ENSINO - SIGA

O município de Alenquer, com o intuito de agilizar a comunicação com os Agrupamentos de Escolas do concelho, implementou a Plataforma de Gestão e Ensino – SIGA. Esta é de fácil acesso, sendo que apenas necessita de ligação à internet, permitindo assim aos encarregados de educação obterem informações essenciais durante o respetivo ano letivo.

No início do ano letivo é fornecido um código de acesso aos encarregados de educação, para que possam ativar a sua conta. Ao efetuar o primeiro acesso à plataforma, deverão aceder à área “Código de Acesso”. De seguida, devem introduzir os dados que lhe foram fornecidos, definir a sua password e associar o seu endereço de correio eletrónico (e-mail) à sua conta. Posteriormente, poderá entrar na plataforma, e ao efetuar o seu login, esta estará pronta a ser consultada. Após efetuar o login, poderá aceder a informações como:

  • Dados pessoais, que caso seja necessária efetuar alguma alteração, deverá entrar em contacto com o município;
  • Ementas, valores das refeições e referências MB para proceder ao pagamento das mesmas;
  • Informação detalhada sobre requisição de refeições e assiduidade das mesmas;
  • Prolongamento de horários e mapas de pagamento para o seu educando;
  • Comprovativos de pagamentos;

Aceda à Plataforma SIGA aqui.

Voltar ao topo