Município de Alenquer

Terapia da fala

DISPONIBILIZAÇÃO DO SERVIÇO E OBJETIVOS DA INTERVENÇÃO

O município de Alenquer dispõe de uma terapeuta da fala, cuja intervenção é desenvolvida junto dos estabelecimentos de ensino de educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública.

+ PREVENÇÃO

Nos últimos anos temos vindo a desenvolver cada vez mais a prática de prevenção primária e secundária junto da comunidade educativa - através de ações de informação, de aconselhamentos aos pais e familiares, reuniões com outros profissionais e com programas de desenvolvimento promotores de competências linguísticas.

Na perspetiva de responder a várias solicitações de pais e docentes, criou-se o projeto + Prevenção, que disponibiliza atividades que promovem o desenvolvimento linguístico das crianças.

A prevenção deve melhorar a qualidade de vida de todos os indivíduos, deve complementar e não substituir outras medidas de intervenção.

PROGRAMA DE TRABALHO FONÉTICO-FONOLÓGICO

A aquisição da linguagem e a capacidade de dizer bem as palavras depende de inúmeros fatores. Sendo a nossa intervenção centrada na área da Educação, tem-se como objetivo otimizar o desenvolvimento de competências que promovam o sucesso educativo. Disponibiliza-se, assim, um programa que visa habilitar os interessados a estimular as crianças com alteração ao nível do fonema [ l ].

Este programa aborda de um modo simples como treinar e estimular os movimentos musculares necessários à produção da fala. Apresenta-se a imagem de uns monstrinhos divertidos e coloridos, acompanhados por pequenas orientações que promovem e desenvolvem os músculos orofaciais necessários à articulação verbal, facilitando a aprendizagem do ponto e modo de articulação do fonema [ l ], na sílaba e na palavra. Para produzir corretamente os sons, as crianças necessitam de ouvir os outros a falar e de serem ouvidas, de ter oportunidade para imitar sons e palavras - os monstrinhos surgem com listas de palavras organizadas por grau de complexidade e com pequenas orientações.

PROGRAMA DE TRABALHO FONOLÓGICO PARA O 1.º CICLO

A aprendizagem da leitura e da escrita é um processo complexo, onde estão envolvidas competências linguísticas, cognitivas e sensoriomotoras. Cada um de nós tem o seu próprio ritmo de aprendizagem. Com o objetivo de suprimir dificuldades que possam persistir numa ou em mais letras ou em associar as letras aos sons e/ou dificuldade em respeitar a ordem pela qual se apresentam, disponibiliza-se um programa que permite aos interessados treinar alunos com dificuldade a este nível. Este programa está organizado por ordem de complexidade: os alunos começam na ficha n.º 1 e vão progredindo de acordo com os resultados. Só devem passar à ficha seguinte quando a que está a ser treinada fica dominada - isto é, sem trocas e de um modo automático.

Para a execução deste programa, deve ter em conta que:

  • as letras têm nomes e sons (exemplo: na ficha n.º 1, o aluno deve dizer o som e não o nome da letra)
  • deve acompanhar o seu educando, pois é necessário que seja corrigido sempre que falha para que compreenda o erro e o consiga reparar com a ajuda do adulto
  • deve dizer os sons/sílabas corretamente, para que o seu educando escute e faça a correta identificação
  • a escrita deve ser sempre realizada após o treino de cada uma das fichas
  • os treinos devem ser curtos, atentos, precisos e persistentes

PROGRAMA "BRINCAR COM OS SONS" 

A consciência fonológica é cada vez mais defendida por vários estudos como sendo uma competência essencial para a aprendizagem da leitura e da escrita. Estudos referem, ainda, que esta competência deve ser desenvolvida através de diversas atividades antes do início da escolaridade. Em parceria com os técnicos e com os docentes dos agrupamentos de escolas do município, desenvolve-se o programa “Brincar com os sons”, dirigido a crianças que frequentam o último ano da educação pré-escolar.

O programa visa, por um lado, fornecer informação aos pais - como uma oportunidade de melhorar os níveis do seu desempenho na estimulação desta competência- e, por outro, desenvolver atividades diretas com as crianças ao nível da frase, da palavra, da sílaba e do som.

Disponibiliza-se um conjunto de materiais de apoio ao programa “Brincar com os sons” - relativos ao reconhecimento da sílaba inicial, à identificação de sons iguais no início da palavra e à identificação de rimas -, que permite, ainda, efetuar a segmentação silábica de palavras comuns, de palavras menos frequentes e de estrutura silábica mais complexa.

PROGRAMA "FAZ E REFAZ"

Estimula o desenvolvimento da linguagem em crianças pequenas numa perspetiva de prevenção e de atuação precoce, facilitadora do sucesso escolar. Os pais desempenham um papel muito importante no desenvolvimento intelectual e emocional dos seus filhos. Nos primeiros anos, o cérebro da criança tem maior plasticidade e é nos momentos diários partilhados com a família que as aprendizagens e as consolidações são mais expressivas.

Propomos um jogo com atividades simples e divertidas, em que pode optar por retirar uma carta a cada dia do mês, com o objetivo de transformar os pequenos momentos em grandes aprendizagens diárias.

PROGRAMA "A FALAR E A LER"

O programa “A falar e a ler” visa uma melhoria da fala em crianças avaliadas e/ou em acompanhamento, bem como uma melhoria das competências linguísticas para a leitura e escrita de alunos do 1.º ciclo avaliados e/ou em acompanhamento. Este programa tem por base um treino mais intensivo e com orientações específicas aos pais/encarregados de educação para a consolidação e automatização dos processos trabalhados.

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