Município de Alenquer

Empreendedorismo Empresarial

Multimédia0

CONTEXTUALIZAÇÃO

O empreendedorismo empresarial pode ser entendido com um processo de iniciativa para implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes. Muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos. É o tipo de empreendedorismo que se classifica como privado e cujo objetivo será o desenvolvimento de bens e serviços para satisfazer as necessidades do cliente, expandindo a capacidade de negócio. A medida que gere este empreendedorismo é o lucro. O empreendedorismo está também muito relacionado com a questão da inovação, na qual há determinado objetivo de se criar algo dentro de um setor ou produzir algo novo. Diversas startups, por exemplo, inovam-se dentro de um setor existente.

Disponibiliza serviços integrados e flexíveis, como a cedência de espaços e serviços partilhados, formação e mentoria, consultoria especializada e um programa de eventos regulares de apoio ao empreendedorismo.

ALENQUER INOVAR

O projeto “AlenQuer Inovar” nasceu da vontade da Câmara Municipal de Alenquer e visa o desenvolvimento económico do concelho, apoiando os empreendedores e as empresas, através da promoção do empreendedorismo e da iniciativa, enquanto fator económico.

Atualmente, o município de Alenquer tem o espaço AlenQuer Inovar, sedeado no pavilhão municipal, em Alenquer. É um centro de empreendedorismo e inovação empresarial, que pertence à rede nacional de incubadoras e aceleradoras (RNI), tratando-se de um ecossistema de trabalho colaborativo desenhado para a criação e crescimento de negócios, proporcionando condições técnicas facilitadoras da instalação de novas empresas no concelho, através da estimulação da criatividade, da inovação e de sinergias entre diferentes parceiros institucionais de negócio.

PROTOCOLOS

O município de Alenquer tem estabelecido protocolos de cooperação institucional e internacional, com a Liga dos chineses em Portugal e a província de Qingtian na China, com a Câmara de Comércio e Indústria Portugal-Senegal (CCIPS), bem como parcerias, protocolos e acordos de cooperação com instituições âmbito educativo, formativo e académico (Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, ATEC - Academia de Formação e outras), associações, agências e cooperativas de âmbito empresarial e representativas dos diversos setores de atividade económico (AICEP, Associação Industrial Portuguesa, Associação Empresarial da Região Oeste, Associação de Gestão Empresarial e Inovação da Região de Alenquer, Associação Comercial e Industrial do Concelho de Alenquer, Cooperativa Agrícola de Alenquer (COOPQUER), Associação de Viticultores de Alenquer (AVA), CATTA, AFIA, MOBINOV e outras), academias e centros de inovação e empreendedorismo (Betweien e Audax-ISCTE), câmaras de comércio e indústria lusas, que fazem a ponte entre Portugal e outros países, no sentido de promover atividades, eventos e ações de apoio aos empreendedores e empresários da região:

  • Encontros temáticos (exportação e internacionalização) – China e Mercado Sudoeste Asiático, Reino Unido, América Latina (Peru, Colômbia, México e Chile) e África Ocidental (Senegal);
  • Delegações empresariais (Angola, Moçambique, Bélgica, Alemanha);
  • Diplomacia económica – receção de embaixadores – Japão, Ucrânia, Angola, Egipto e Croácia;
  • Jantares de empresários;
  • Fórum Industrial;
  • Indústria 4.0;
  • Formação Profissional – Protocolo celebrado com a ATEC, em 2015.
  • Evento Empresarial Ibérico - 2021
Voltar ao topo