Município de Alenquer

Museu Municipal Hipólito Cabaço

O Museu Hipólito Cabaço encontra-se em restruturação e o seu projeto museológico em desenvolvimento.

 

ABERTURA EM BREVE

 

Em processo de instalação na Casa da Torre - casa nobre de origem medieval, residência de Hipólito da Costa Cabaço no século XX, que nela reuniu a maior parte da sua extensa e valiosa coleção, é hoje património municipal.

Notável e imponente, o edifício apresenta características de uma casa nobre dos séculos XVII ou XVIII, construída sobre uma torre medieval de onde lhe vem o nome.

Situada no limite do perímetro do Centro Histórico de Alenquer apresenta nas suas proximidades alguns pontos de interesse, como a Fonte de São Pedro, o miradouro, a antiga ermida de São Sebastião, terminando na interessantíssima “Arcada”.

Totalmente reconstruída e reestruturada, nas duas últimas décadas do século XX, pela Câmara Municipal de Alenquer, adaptando-se primeiro uma ala para a instalação da Biblioteca Gulbenkian, Arquivo Histórico e Delegação Escolar, posteriormente, o corpo principal do edifício, para gabinetes de técnicos de engenharia, arquitetura, topografia entre outras áreas, prepara-se para instalar o Museu Municipal em todo o seu espaço.

Acolherá o espólio do Museu, constituído por peças pertencentes à Coleção Cabaço e pelo material incorporado a partir de 1974, depois da nomeação por parte da Comissão Administrativa Municipal pós-25 de Abril, de uma comissão instaladora do Museu Municipal Hipólito Cabaço.

O Museu dispõe também um arquivo e de uma biblioteca especializada nos temas das suas coleções.

Voltar ao topo