Município de Alenquer

Projetos

 Multimédia0

 

Conheça os principais projetos do município na área da Saúde.

  • Seminário Saúde e Envelhecimento Saudável

    Esta iniciativa anual apresenta como objetivos promover a saúde, a participação e a inclusão, contribuindo para aumentar a capacidade funcional, a autonomia, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas à medida que envelhecem.

  • Feira/Semana da Saúde

    PROMOÇÃO DA SAÚDE

    O objetivo desta atividade anual consiste em dar a conhecer à população serviços na área da saúde, determinantes no bem-estar e na qualidade de vida dos munícipes, tentando promover a saúde e a prevenção da doença. Ocorre anualmente, na semana de 7 de abril, assinalando desta forma o Dia Mundial da Saúde e conta com a participação de inúmeros parceiros da comunidade (Unidades de Saúde, Farmácias, Ginásios, Instituições de Ensino, entre outros).

  • Med on Tour

    RASTREIOS À PERIFERIA

    A Associação de Estudantes da Nova Medical School | Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa – AEFCM e o Município de Alenquer celebraram, nos últimos anos, um Protocolo de Colaboração que estabeleceu as bases de cooperação para a realização da atividade "Rastreios à Periferia", um programa de voluntariado, realizado por alunos do curso do Mestrado Integrado em Medicina, integrado no projeto Med On Tour da Associação Nacional de Estudantes de Medicina.

    O Med on Tour tem como principais objetivos: efetuar rastreios de diabetes mellitus, hipertensão arterial e obesidade, valorizar e promover a adoção de estilos de vida saudáveis e dar a conhecer o concelho de Alenquer, nomeadamente as freguesias, as respostas existentes ao nível da saúde, educação e lazer, aos futuros médicos.

  • Prevenção da Obesidade Infantil no Concelho de Alenquer

    PROJETO DE INTERVENÇÃO COMUNITÁRIA MULTISSETORIAL

    A obesidade infantil é considerada uma das grandes preocupações de saúde pública, devido aos problemas de saúde e psicossociais que acarreta. Atentos a esta questão, o Município de Alenquer, em colaboração com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, IP, o Hospital de Vila Franca de Xira e a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa, desenvolveu um projeto de prevenção da obesidade infantil no concelho de Alenquer, em que cada parceiro contribui com estratégias de intervenção da sua área de competência.

    Inclui como atividades: consultas de aconselhamento nutricional, consultas de aconselhamento psicológico, ações de educação para a saúde (dirigidas aos pais), uma aula de natação semanal gratuita nas Piscinas de Alenquer e outras atividades comunitárias de promoção da saúde na área da alimentação saudável e exercício físico.

    Destinatários: Crianças com 5/6 anos, que realizaram consulta de vigilância em saúde infantil e mediante indicação do seu médico de família.

    CONTACTOS

    Tel.: 263 730 900E-mail: saude@cm-alenquer.pt

  • Alimentação Saudável

    A 16 de outubro, para assinalar o Dia Mundial da Alimentação 2020, o Município de Alenquer lançou um documento informativo relativo à “Alimentação em Contexto de Pandemia Covid-19”, com alguns conselhos no âmbito da higiene e segurança alimentar e no planeamento e compra de alimentos.

Voltar ao topo