Município de Alenquer

Educação e Sensibilização Ambiental

  • LIFE LxAquila

    O projeto Projeto LIFE LxAquila – Rede de custódia pela conservação das águias-de-bonelli peri-urbanas (LIFE09 NAT/PT/000414), é um projeto coordenado pela SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e do qual o município de Alenquer é aderente desde setembro de 2020. Este projeto cofinanciado pela União Europeia, tem como objetivo principal a conservação das populações de águia-de-bonelli (Aquila fasciata) nos concelhos da periferia da área Metropolitana de Lisboa. Com a sua implementação, pretende-se testar uma estratégia de conservação baseada na criação de uma rede de custódia composta por proprietários de terrenos privados e entidades públicas que permitirá a compatibilização de ações de conservação de predadores com as atividades humanas decorrentes no território.

    Existindo registos de nidificação da águia-de-bonelli na Paisagem Protegida da Serra de Montejunto e no Monumento Natural Local do Canhão Cársico da Serra de Ota, o concelho de Alenquer torna-se um aliado essencial para a boa execução deste projeto, tanto na componente de conhecimento científico como de educação/sensibilização ambiental.

    Além de participar ativamente em todos os trabalhos realizados no concelho, o Município de Alenquer, através dos seus técnicos da Divisão de Ambiente e Serviços, tem vindo a promover ações de gestão florestal com a criação de mosaicos que permitam uma maior adequabilidade de habitat para a águia-de-bonelli e fomentar a manutenção da sua população.

    São parceiros deste projeto: o Município de Alenquer, o Município de Loures, o Município de Mafra, o Município de Sintra, o Município de Torres Vedras, o Município de Vila Franca de Xira, a Companhia das Lezírias, a E-Redes, a GNR – Guarda Nacional Republicana, O ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, o Parques de Sintra, o SEO BirdLife, e a Tapada Nacional de Mafra.

    Mais informações

    CONTACTOS:

    E-mail: ambiente@cm-alenquer.pt / spea@spea.pt

  • Peixes Nativos

    O projeto Peixes Nativos, do qual o município de Alenquer é aderente desde outubro de 2019, resulta de uma parceria com o ISPA – Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida e com as Águas do Tejo Atlântico. Trata-se de um projeto de monitorização científica e de educação ambiental. Este tem como principais objetivos a avaliação do estado da ictiofauna nativa e o envolvimento da comunidade escolar na preservação dos ecossistemas fluviais, em ações de monitorização das populações de peixes nativos ameaçados e no levantamento do estado dos seus habitats.

    A “Turma Aderente” do concelho participa no projeto experienciando diversas atividades que possibilitam o despertar de interesse pela conservação do meio natural e a sensibilização para a temática, ficando com uma missão: serem os “Guardiões do Rio". Os alunos da “Turma Aderente” têm a oportunidade de observar um método científico utilizado para monitorização de ictiofauna – a pesca elétrica, bem como de observar os peixes nativos, com uma saída de campo a realizar no rio Alenquer onde são convidados a ser “biólogos por um dia”.

    São parceiros deste projeto: o ISPA - Instituto Universitário e a Águas do Tejo Atlântico, S.A.

    Mais informações

    CONTACTOS:

    E-mail: ambiente@cm-alenquer.pt / peixesnativos@gmail.com 

  • +Flores +Polinizadores

    O Projeto “+Flores +Polinizadores” trata-se de um projeto dinâmico e arrojado, coordenado e dinamizado pela Divisão de Ambiente e Serviços, que proporciona um conjunto de atividades de educação e sensibilização ambiental às turmas aderentes do concelho de Alenquer.

    Durante as sessões de educação ambiental, os alunos abordam a importância dos polinizadores, fundamentais para o equilíbrio dos ecossistemas e para a nossa própria sobrevivência, bem como a problemática da dispersão da vespa-asiática.

    Desenvolvendo a sua criatividade e aumentando o conhecimento sobre as diferentes espécies, os alunos têm ainda a oportunidade de construir um “hotel de insetos” na sua escola, promovendo assim o aumento da biodiversidade autóctone e contribuindo para a sua sobrevivência. Paralelamente, recebem a visita de um apicultor local que lhes mostra como é possível compatibilizar a utilização dos recursos naturais através de uma economia sustentável.

    CONTACTOS

    E-mail: ambiente@cm-alenquer.pt

  • Kids Dive

    Os ecossistemas marinhos e ribeirinhos incluem alguns dos habitats mais degradados do nosso planeta com muitas das espécies ameaçadas de extinção. O Município de Alenquer, tal como todos os Municípios Portugueses, beneficia diretamente destes recursos marinhos e de uma influência climática que está intimamente ligada ao Oceano Atlântico. Neste sentido, o Município de Alenquer estabeleceu a parceria com o ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida, a fim de disponibilizar o Projeto Kids Dive à comunidade escolar de Alenquer a partir do ano letivo 2022-2023. 

    O Projeto Kids Dive é um projeto de educação ambiental relacionado com a defesa do Oceano. Com diversas atividades, pretende formar novos “Embaixadores” do Mar e do Ambiente, discutindo problemáticas como o lixo marinho e as alterações climáticas de forma prática e divertida para crianças dos 8 aos 17 anos.

    Os alunos das turmas aderentes terão, dentro de diversas atividades, a oportunidade de experienciar um Batismo de Mergulho com atividades subaquáticas que despertam para os temas da Biodiversidade e Sustentabilidade, e da Desplastificação do Oceano, com a ajuda de formadores do Jardim Zoológico e da Associação Portuguesa do Lixo Marinho – APLM. Têm ainda a oportunidade de fazer uma visita guiada ao Oceanário, a uma Área Marinha Costeira na companhia de Biólogos Marinhos, e a um ambiente fluvial local numa colaboração com o projeto Peixes Nativos (MARE-ISPA).

    As temáticas abordadas por este projeto ganham particular relevância em territórios distanciados do mar, visto que todas as nossas ações diárias enquanto cidadãos são refletidas nos Oceanos e na biodiversidade envolvente. Assumindo que determinadas consequências não são diretamente visíveis para quem vive fora da zona costeira, mas relembrando a existência do rio de Alenquer e o rio de Ota no concelho – que desaguam na margem direita do rio Tejo e consequentemente no Oceano Atlântico -, torna-se assim essencial trazer esta problemática para o meio escolar e promover a literacia ambiental dos Oceanos.

    Esta parceria vem em linha com o compromisso estratégico assumido pelo Município em promover ações de educação e sensibilização ambiental dirigidas a diversos públicos, desenvolver atividades científicas e de investigação ligadas ao seu património natural, e na preservação e valorização dos recursos naturais, espécies e habitats.

    São organizadores deste projeto: o ISPA - Instituto Universitário e o MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente. São parceiros deste projeto: o Oceanário de Lisboa, a National Geographic Portugal, o Jardim Zoológico, o Aquário Vasco da Gama, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Associação ZERO, a Escola Azul, o Município de Cascais,a Associação Portuguesa do Lixo Marinho, a Nautilus-Sub, e a Atlantic Ridge Productions.

    Mais informações

    CONTACTOS

    E-mail: ambiente@cm-alenquer.pt / geral@kidsdive.pt

Voltar ao topo