Município de Alenquer

Projetos

 

Fique a par dos projetos do município nos setores dos resíduos, reciclagem e valorização orgânica criados com o intuito de alargar a recolha seletiva de materiais.

CONTACTOS

Quinta do Barnabé

2580-582 Alenquer

t.: 263 730 900

e.: ambiente@cm-alenquer.pt

  • Recolha de Óleos Alimentares

    Projeto que visa garantir o encaminhamento deste resíduo para um destino final adequado. Os munícipes necessitam, apenas, de acondicionar os óleos usados num recipiente e entregá-lo nos Bombeiros Voluntários da Merceana.

     

  • Recolha de Vidro

    Serviço gratuito de recolha seletiva porta-a-porta de vidro, nas quintas com grande produção deste tipo de resíduo e que se encontram localizadas em zonas de difícil acesso e longe dos ecopontos existentes e distribuídos pelo concelho. Recolha efetuada semanalmente e/ou quando acordada com o respetivo produtor.

  • Pensar Azul

    Serviço gratuito de recolha seletiva porta-a-porta de papel/cartão, direcionado para os estabelecimentos comerciais e serviços. A recolha destes materiais é efetuada sempre que os produtores o solicitem, com marcação através dos contactos supra.

     

  • Compostar, outra forma de reciclar

    Procura incentivar a reciclagem de matérias excedentes de jardim e resíduos orgânicos, nas áreas urbanas, através da compostagem doméstica que os transforma em fertilizante natural. Os interessados devem candidatar-se ao projeto - ser-lhes-ão, depois, entregues, gratuitamente, os materiais necessários para a sua realização: compostor e um guia de compostagem. Condições de inscrição: agregado composto por três pessoas que detenham quintal ou jardim para efetuar a prática da compostagem. Para proceder à inscrição contacte a junta de freguesia da sua área de residência.

Voltar ao topo