Município de Alenquer

Alenquer +Verde

  • Alenquer +Verde

    A Câmara Municipal de Alenquer, através da Divisão de Ambiente e Serviços, encontra-se a desenvolver ações de conservação da natureza em terrenos municipais, com a reflorestação de espécies autóctones. Estas intervenções visam criar áreas de elevada biodiversidade, potenciando, assim, a conservação de espécies e o aumento da resiliência do território às alterações climáticas. As áreas intervencionadas serão integradas na Rede Municipal de Conservação da Natureza, a qual contempla espaços naturais com elevado valor ecológico para a futura sustentabilidade ambiental.

    Desde 2021, o Município tem vindo a desenvolver trabalhos de gestão de combustível e ações de plantação em um terreno municipal de aproximadamente quatro hectares situado na Serra Galega.

    A pensar na conservação do património natural do concelho e no futuro das próximas gerações, o município de Alenquer promoveu em 2022 a iniciativa “Alenquer +Verde – Plantar Uma Árvore Para o Nosso Futuro”, onde alunos de agrupamentos de escolas do concelho participaram na plantação de árvores autóctones, nomeadamente loureiros, sobreiros e carvalhos. Estas ações pretendem proporcionar o contato direto com a natureza e contribuir para uma gestão sustentável do território, promovendo florestas biodiversas e ricas em espécies nativas, e mais resilientes às alterações climáticas. Pretende-se ainda sensibilizar para a importância dos serviços do ecossistema, para a necessidade de sustentabilidade do planeta, e para a salvaguarda da vida selvagem.

    CONTACTO

    E-mail: ambiente@cm-alenquer.pt

Voltar ao topo