Município de Alenquer

09/03/2022
Mulheres elegíveis para rastreio (50-69 anos) serão convocadas

Unidade Móvel vai estar no Carregado e em Alenquer

A partir desta sexta-feira, decorre no concelho de Alenquer o rastreio do cancro da mama, iniciativa promovida pela Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), em parceria com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e o ACES Estuário do Tejo, à qual a Câmara Municipal de Alenquer também se associou.

Ainda que estivesse previsto arrancar no dia 10, foi preciso adiar o início, devido à necessidade de inspecionar o bom funcionamento dos aparelhos. Assim sendo, o rastreio começa nesta sexta-feira, sempre das 9h20 às 13h00 e das 14h às 17h40, na Unidade Móvel da LPCC junto à Biblioteca do Carregado (Bairro 25 de abril), onde permanecerá até 18 de março.

De 21 a 31 do mesmo mês, os rastreios vão realizar-se junto ao Centro de Saúde de Alenquer (Rua José Francisco Lopes), com o mesmo horário de funcionamento.

As mulheres do município elegíveis (50-69 anos), serão convocadas para o rastreio, no qual vão contar com uma equipa técnica especializada na área do cancro da mama e com equipamentos digitais novos que potenciam uma melhor qualidade do diagnóstico.

O rastreio é de base populacional, para mulheres entre os 50 e os 69 anos e realiza-se por convite, de 2 em 2 anos. No Núcleo Regional do Sul, teve início em 1997 e, gradualmente, foi sendo feito o seu alargamento. Até hoje, já se realizaram cerca de 5 milhões de mamografias a nível nacional e cerca de 1 milhão de mamografias na região Sul.

De acordo com um inquérito lançado pela LPCC, 97% das utentes do rastreio do cancro da mama sentiram-se seguras com as medidas adotadas nas instalações e com a equipa técnica, durante a pandemia COVID-19. A LPCC garante que todos os procedimentos de segurança e higienização vão continuar a ser feitos para manter o bom funcionamento do rastreio durante o atual período de pandemia.