Município de Alenquer

Alenquer assinala Dia Mundial do Rim com rastreio gratuito

09/03/2022
Rastreio é aberto a toda a população

Iniciativa decorre a 10 de março, durante o período da manhã, na Biblioteca Municipal do Carregado

A pensar na saúde dos munícipes, a Câmara Municipal de Alenquer vai assinalar o Dia Mundial do Rim (10 de março), promovendo um rastreio gratuito para todos os interessados, em parceria com o Hospital de Vila Franca de Xira.

A Biblioteca Municipal do Carregado vai servir de base a este rastreio, aberto a todos os interessados, durante a manhã desta quinta-feira, entre as 10h e as 13h.

O Dia Mundial do Rim celebra-se desde 2006 e procura sensibilizar a população quanto a esta temática, promovendo também um aumento do conhecimento geral para um melhor cuidado renal. A efeméride deste ano tem como tema “Saúde Renal para Todos”.

A doença renal crónica afeta 1 em cada 10 adultos em Portugal e cerca de 10% da população mundial. Uma má função renal manifesta-se normalmente através de sintomas como hipertensão arterial, urina com sangue ou com espuma, edemas ou anemia, entre outros.

Os rins têm como função principal remover toxinas presentes no sangue e o excesso de água, mas servem também para controlar o equilíbrio de sais minerais, ajudar no controlo da anemia e produzir vitamina D.

É fundamental, portanto, controlar e prevenir este tipo de doenças, cuidando da melhor forma possível do aparelho renal. Beber muita água, reduzir o consumo de sal, fazer exames, controlar a diabetes e a hipertensão, não fumar, limitar o consumo de álcool e fazer exercício físico, são alguns dos exemplos do que se deve fazer para manter uma boa saúde renal.

Como forma de contribuir para uma melhor qualidade de vida da população, o município de Alenquer associa-se a esta causa, disponibilizando então um rastreio gratuito para todos, na Biblioteca Municipal do Carregado, situada no n.º 15 da Rua da Liberdade.