Dia Mundial do Rim assinalado com rastreio gratuito no Carregado

10/03/2022
Rastreio foi aberto a toda a população

Durante a manhã de quinta-feira, uma equipa do Hospital de Vila Franca de Xira realizou rastreios a cerca de 30 munícipes

Como forma de assinalar o Dia Mundial do Rim (10 de março), o município de Alenquer promoveu um rastreio gratuito à doença renal, em parceria com o Hospital de Vila Franca de Xira.

Durante a manhã desta quinta-feira, num espaço de três horas, cerca de trinta munícipes aproveitaram a oportunidade para fazer o rastreio, que decorreu nas instalações da Biblioteca do Carregado.

Níveis de glicémia, tensão arterial, frequência cardíaca, saturação de oxigénio, peso, altura e índice de massa corporal, foram alguns dos indicadores controlados pela equipa de médicos do Hospital de Vila Franca de Xira.

De acordo com os técnicos, o rastreio permitiu detetar alguns casos de hipertensão arterial, devido sobretudo a medicação insuficiente ou inadequada. Nestes casos, os utentes foram aconselhados sobre os passos a realizar para repor a normalidade do quadro clínico.

A boa adesão permitiu à autarquia traçar um balanço positivo da iniciativa, reforçando também a aposta em tornar a saúde acessível a todos os munícipes.

“A questão da saúde é prioritária para o município, ainda para mais depois do contexto pandémico que atravessámos, em que houve situações onde deixaram de ser monitorizadas outras patologias. Esta parceria com o Hospital de Vila Franca de Xira veio proporcionar que as pessoas pudessem ser ouvidas por profissionais e, a partir daí, fossem aconselhadas e redirecionadas”, começou por referir Paulo Franco, vereador da Câmara Municipal de Alenquer com o pelouro da Saúde.

O autarca, que esteve presente na ação, garantiu ainda que “foi feito um convite” aos profissionais desta unidade de saúde para desenvolver em breve outras iniciativas do género no concelho de Alenquer, pensando na saúde e no bem-estar da população.

Atualizado a 10 março, 2022