Município de Alenquer assegura sessões de terapia da fala a crianças do concelho

28/03/2022

O Município de Alenquer desenvolve sessões na área da terapia da fala cuja intervenção é desenvolvida junto dos estabelecimentos de ensino de educação pré-escolar e do 1.º ciclo do ensino básico da rede pública.

Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das crianças com perturbações de linguagem e de diminuir o insucesso escolar, nos últimos 30 anos, a terapeuta da fala do município recebeu já 1494 crianças com intervenção direta. O serviço procura desenvolver a sua atividade no âmbito da prevenção, avaliação e tratamento das perturbações da comunicação humana, englobando as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita e outras formas de comunicação não-verbal.

O programa, que conta atualmente com 38 crianças de jardim-de-infância e 1.º ciclo, dispõe de um conjunto de atividades que têm como objetivo a aprendizagem da leitura e da escrita. Para esse efeito, a técnica do município deteta as necessidades, no sentido de propor a realização de ações de prevenção e de encontrar atividades que proporcionem um desenvolvimento global adequado, harmonioso, cuidado e abrangente.

Este serviço procura disponibilizar acompanhamento individual e terapia específica a alunos referenciados pelas escolas do concelho, mas também se tem focado muito na prevenção primária e secundária junto da comunidade educativa.

No âmbito da prevenção está a decorrer nos Agrupamentos de Escolas Visconde de Chanceleiros e Damião de Goes o programa “Brincar com o Sons” que abrange no total 174 crianças. O objetivo é que inicie brevemente nos Agrupamentos de Escolas de Abrigada e Carregado.

As sessões de terapia da fala com intervenção direta são requeridas e sinalizadas pelos docentes das escolas e são asseguradas às crianças de escalão 1 e 2 (mediantes condições de seleção conforme regime de funcionamento do serviço).

Para mais informações deverá ser contactado o serviço de terapia da fala através do telefone 263 730 900 ou do e-mail terapia.fala@cm-alenquer.pt

Atualizado a 28 março, 2022
Voltar ao topo
© 2024 | Todos os direitos reservados Autarquia 360