Se já não precisa do sofá ou frigorífico, o município recolhe por si

12/04/2022

Os serviços municipais têm procedido a várias ações de limpeza em locais críticos e apelam à prevenção, lembrando que existem serviços de recolha acessíveis para todos os munícipes

Sofás, cadeiras, móveis, eletrodomésticos. Lixo doméstico, despojado em plena natureza.

Nalguns locais do concelho de Alenquer, é este o cenário com que os técnicos municipais se têm deparado, ao longo dos últimos meses, devido ao depósito impróprio de resíduos.

Esta prática constitui um crime ambiental, mas continua a verificar-se de forma insistente nalguns pontos identificados pelos técnicos da autarquia.

Atualmente, existem cerca de vinte locais considerados críticos, incluindo paisagens protegidas, onde o depósito indevido de resíduos persiste, apesar das ações de limpeza levadas a cabo pelos serviços municipais.

Os resíduos encontrados têm tipos, dimensões e proveniências variadas, mas todos representam um risco elevado para o ecossistema onde se inserem e também para as populações que circundam estas áreas.

A título de exemplo, um frigorífico largado na natureza, por libertar o gás que reside no seu interior, coloca em risco toda a área envolvente e a segurança das populações circundantes.

O mesmo pode acontecer com outro tipo de resíduos, como os restos de construção ou demolição ou ainda os resíduos verdes (relva, erva, troncos).

Ainda assim, a preocupação recai sobretudo nos resíduos de grande dimensão, denominados de monstros ou monos, não só pelo impacto ambiental, como também pela logística da remoção.

Para se ter uma ideia, uma das muitas ações de limpeza realizadas recentemente pelo município, entre as localidades de Serra e Gataria, serviu para retirar 20 toneladas de monstros, envolvendo dois camiões, uma retroescavadora e cinco trabalhadores.

Importa lembrar que o município de Alenquer providencia serviços de recolha para todo o tipo de resíduos.

Estes serviços são de fácil acesso e estão à distância de um simples contacto, com vista a facilitar o processo de recolha e evitar precisamente situações como as que têm sido evidenciadas nestes locais críticos do concelho.

No que respeita aos monstros ou monos e aos resíduos verdes, o município disponibiliza um serviço de recolha porta a porta, através do número verde 800 503 505 ou do email ambiente@cm-alenquer.pt

Depois de agendada a recolha, a Recolte efetuará o processo, sendo que o tempo de resposta atual ronda os 2 a 3 dias.

Este serviço tem sido cada vez mais requisitado pelos munícipes. Só em 2021, ano ainda fortemente marcado pelas condicionantes da COVID-19, foram recolhidas cerca de 630 toneladas de monstros no concelho. Já em fevereiro deste ano, os números rondavam as 20 toneladas.

Estes indicadores permitem confirmar a utilidade e eficácia dos serviços de recolha do município, não obstante os diversos casos de depósito indevido.

Existe ainda a solução do Centro de Recolha de Resíduos, na Quinta do Barnabé, onde podem ser depositadas 16 tipologias de resíduos, de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h, e aos sábados das 09h às 13h.

“Há pessoas que deitam em via pública ou até em locais privados resíduos domésticos. Os monstros, então, não devem mesmo ser deixados nestes locais. Não se deve fazer isto e a autarquia procura mostrar como se deve proceder. Seja para monstros ou outros tipos de resíduos, temos um conjunto de soluções e iremos apostar nisso, juntamente com a sensibilização da comunidade”, referiu Paulo Franco, vereador do ambiente da Câmara Municipal de Alenquer.

Nunca é demais lembrar que cabe a todos cuidar do meio ambiente e preservar o património natural do concelho, pensando também no bem-estar das populações e das gerações futuras.

Nesse sentido, o município de Alenquer disponibiliza uma vasta rede de locais de depósito. No total, existem 2680 contentores para resíduos indiferenciados, 398 baterias de ecopontos e 27 oleões espalhados por todo o concelho.

Não deposite lixo indevidamente ou fora dos locais apropriados. Utilize os serviços de recolha que o município de Alenquer tem ao dispor.

Atualizado a 12 abril, 2022