“Med On Tour” realizou 550 rastreios médicos no concelho

13/04/2022

No âmbito da parceria entre o município e a Associação de Estudantes de Medicina da NOVA Medical School – Faculdade de Ciências Médicas, realizou-se entre 8 e 10 de abril a 4.ª edição do “Med On Tour”. Esta iniciativa permitiu dar a oportunidade aos munícipes de realizarem rastreios gratuitos.

Os estudantes de medicina regressaram ao concelho para levar a cabo diversas iniciativas.

Durante o dia 8 de abril decorreram, nas escolas do concelho, ações de sensibilização sobre a educação sexual e também acerca da saúde mental. O objetivo passou pela promoção da educação para a importância da saúde sexual junto da comunidade educativa, com especial enfoque na prevenção das doenças sexualmente transmissíveis, explicando também a importância da saúde mental nos dias de hoje e dos apoios que existem neste âmbito.

Nos três dias de atividades, os estudantes dividiram-se em equipas, espalhadas por diversas freguesias do concelho. No total, foram realizados 550 rastreios gratuitos ao colesterol, diabetes, hipertensão e avaliação de peso. Além disso, desenvolveram várias ações de sensibilização junto da população e visitaram habitações isoladas ou em situações de emergência social, de modo a prevenir o isolamento e a inacessibilidade a cuidados médicos.

Para terminar, na tarde de 10 de abril, decorreu no Centro Cultural do Bairro, em Abrigada, uma ação de promoção para a saúde, que contou com a presença do vereador Paulo Franco com o pelouro da saúde.

De acordo com o vereador, esta iniciativa tem-se revelado um sucesso e é uma aposta a seguir no futuro.

“Este é um projeto excelente. Durante o fim de semana, com o apoio extraordinário das juntas de freguesia, conseguimos proporcionar um contacto presencial direto entre os futuros médicos e a população. Este contacto começa na área da saúde e termina na área social. Pretendemos manter este projeto e continuar a reforçar a imagem de Alenquer no âmbito da saúde”, sublinhou.

A 5.ª edição do “Med On Tour” está marcada para o próximo mês de novembro.

Atualizado a 13 abril, 2022