Município de Alenquer

Inscrições para os cursos profissionais em 2022/23

15/06/2022

Curso Profissional de Técnico de Soldadura é novidade

No âmbito da Rede de Ensino Profissional para o ano letivo de 2022/23, o Agrupamento de Escolas Damião de Goes, a MCG – Mind For Metal e o município de Alenquer apostam em conjunto na formação de jovens soldadores no concelho, através da abertura de um curso profissional de Técnico de Soldadura, para dar resposta às necessidades do mercado de trabalho.

Este curso, que engloba o 10.º, 11.º e 12.º anos, será lecionado na Escola Secundária Damião de Goes e contempla as vertentes letiva e prática, sendo que esta última terá lugar na empresa MCG, no Carregado.

“Na indústria metalomecânica, área de atuação da MCG, o soldador é a base de tudo. Uma vez que não existem profissionais suficientes nesta área, a taxa de empregabilidade é praticamente de 100% e os salários são muito interessantes para um jovem com 18 anos. Acreditamos, por isso, que esta aposta faz sentido”, explicou Rui Costa, vereador da Câmara Municipal de Alenquer com o pelouro da Educação.

Neste momento, face à escassez de recursos humanos em determinados setores, cabe aos municípios definir estratégias no que respeita à formação das gerações vindouras, apoiando e apoiando-se no tecido empresarial local para a criação de valor em toda a cadeia formativa do sistema de ensino concelhio.

As inscrições para os distintos cursos do ensino profissional no concelho decorrem de 17 de junho a 1 de julho, devendo ser efetuadas no estabelecimento de ensino.

“É a altura certa, esta do ingresso no 10.º ano de escolaridade, para a realização da primeira escolha de uma vida profissional futura. Este curso, em particular, parece-nos vir dar resposta a uma necessidade abrangente e efetiva, possibilitando aos nossos jovens assegurar emprego na sua própria terra, com um retorno financeiro acima da média e um potencial de carreira muito relevante”, sublinhou o vereador.

Alenquer dispõe atualmente de duas instituições de ensino inseridas na Rede de Ensino Profissional: a Escola Secundária Damião de Goes, onde tem lugar a oferta de ensino pública, e a Escola Técnica e Profissional do Ribatejo, com oferta de ensino profissional privada.

Voltar ao topo