Município promove limpeza em Aldeia Galega da Merceana e Aldeia Gavinha

20/05/2022

Ação visou sensibilizar para a importância de alterar comportamentos ambientais

Depois da ação de limpeza dinamizada em Santana da Carnota, o município de Alenquer voltou ao terreno para levar a cabo mais uma ação do “Alenquer Limpa”.

Desta vez, a limpeza teve lugar na União de Freguesias (UF) de Aldeia Galega da Merceana e Aldeia Gavinha, a 7 de maio, e contou com a participação de diversos voluntários, entre os quais os grupos de jovens da UF e das paróquias afetas a ambas as freguesias.

Paulo Franco, vereador da Câmara Municipal de Alenquer com o pelouro do Ambiente, voltou a fazer parte desta iniciativa, que incidiu na limpeza das bermas da EN 9.

“Este projeto tem como objetivo envolver a comunidade e despertar para a sensibilização ambiental. É uma iniciativa para continuar e, num futuro próximo, temos como objetivo aliar esforços com a Infraestruturas de Portugal, para que a limpeza das bermas seja uma atividade articulada com o município, de modo a conseguirmos ter estradas sem resíduos”, referiu o autarca.

Nesta ação, os voluntários recolheram diversos resíduos, nomeadamente maços de tabaco, garrafas de plástico e inúmeras beatas de cigarro.

Além disso, equipas do município aproveitaram novamente esta iniciativa para efetuar a recolha de resíduos de grandes dimensões, que se encontravam em locais críticos. Para este efeito, foi necessário recorrer a uma retroescavadora, dois pesados e um ligeiro.

Importa recordar que esta ação foi dinamizada numa parceria entre o município de Alenquer, as empresas Valorsul e Infraestruturas de Portugal, e a União de Freguesias de Aldeia Galega da Merceana e Aldeia Gavinha.

Houve ainda o apoio do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), que aproveitou a ocasião para alertar consciências e, através da campanha floresta segura, sensibilizar para a importância de adotar comportamentos ambientais corretos, numa lógica de precaver eventuais incêndios florestais.

Num futuro próximo, estão já pensadas mais ações do “Alenquer Limpa”, a ter lugar nas freguesias do concelho.

Atualizado a 20 maio, 2022