Município de Alenquer

Com Boga-portuguesa, alunos de Alenquer alertam para poluição no mar

08/06/2022

No dia 7 de junho, alunos e professores de Alenquer uniram-se em prol do oceano.

No âmbito da inscrição do Agrupamento de Escolas Damião de Goes no projeto “O Mar Começa Aqui”, alunos e professores juntaram-se no Parque Urbano da Romeira para pintar um desenho numa das valetas para escoamento de água.

O trabalho foi desenvolvido pelos alunos de educação especial que frequentam o Centro de Apoio à Aprendizagem daquele agrupamento, na disciplina de Artes, em colaboração com a disciplina de Cidadania.

A imagem retratada representa a Boga-portuguesa, uma espécie nativa existente no rio Alenquer, que se encontra em perigo crítico de extinção, e uma mão que apanha o lixo produzido pela sociedade.

O objetivo passou por alertar para o impacto da poluição no mar, ao mesmo tempo que serviu para assinalar o Dia Mundial dos Oceanos, que se realiza a 8 de junho.

Este projeto visa educar para uma cidadania ativa, de modo a estimular os jovens a passar a mensagem de que o lixo vai parar ao mar. Simultaneamente, procura-se estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências em áreas como a expressão plástica.

A Associação Bandeira Azul da Europa irá premiar, pelo menos, três pinturas a nível nacional. O júri será constituído por elementos da Comissão Nacional Eco-Escolas e especialistas convidados.

Voltar ao topo