Município de Alenquer

Alenquer conquista duas medalhas no Concurso Cidades do Vinho 2022

20/06/2022

Os vinhos de Alenquer voltaram a ser distinguidos a nível nacional, conquistando duas medalhas no Concurso Cidades do Vinho 2022, que decorreu a 11 de junho, à margem da Feira Nacional de Agricultura, em Santarém.

Uma vez mais, Alenquer provou ter no concelho vinhos de excelência. A Adega Cooperativa da Labrugeira conquistou a medalha Grande Ouro, com o vinho “Velharia”, enquanto a "Vassala Wines" recebeu a medalha de Ouro, com o vinho “Sem Pressa”.

O Concurso Cidades do Vinho é promovido pela Associação dos Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) e pela Associação das Rotas dos Vinhos de Portugal (ARVP).

Visa promover, de forma conjunta, os vinhos e os territórios, pressupondo uma inscrição conjunta de produtores e respetivos municípios. No total, foram a concurso 346 vinhos de 55 municípios, tendo sido atribuídas 113 medalhas.

Em representação do município, marcou presença na cerimónia Tiago Pedro, vereador com o pelouro do Marketing Territorial.

“Muito do nosso marketing territorial resulta daquilo que é o nosso enoturismo e também do papel que os produtores têm no território. Portanto, de certa forma, é também um tema pelo qual tenho especial carinho. Esta ligação ao vinho é algo que nunca se apagará nem dissociará da nossa ação política, portanto, foi com todo o gosto que estive presente na entrega dos diplomas”, salientou o autarca.

O município de Alenquer reúne uma área de vinha superior a 8.000 hectares, distribuída por cerca de 40 produtores cuja produção ascende a quase 300.000 hl. de vinho, sendo a zona com maior destaque no quadro da vitivinicultura da região de Lisboa. Este tipo de concurso vem reforçar o trabalho de afirmação da qualidade dos vinhos do concelho.

Voltar ao topo