Ventosa acolhe rastreios aos cancros de pele e oral

27/06/2022

Campanha decorre no próximo sábado, entre as 9h e as 18h

No próximo sábado, 2 de julho, a Junta de Freguesia de Ventosa vai acolher duas campanhas de rastreio da Liga Portuguesa Contra o Cancro, iniciativa dinamizada em parceria com o município de Alenquer, as várias juntas de freguesia e a Associação de Diabéticos do Concelho de Alenquer.

Uma das campanhas será destinada ao rastreio do cancro da pele, para a qual estão indicadas as pessoas com mais de 50 anos, ou mais de 50 sinais, mas também as que têm a pele e os olhos claros, historial de cancro de pele na família ou uma profissão com muita exposição solar.

A outra campanha é dedicada ao rastreio do cancro oral, estando indicados os fumadores com 40 ou mais anos, utentes com queixas de dores, lesões ou alterações da cor ou da superfície da mucosa oral, mas também os utentes que notem aumentos de volume não habituais de estruturas da boca ou vias aéreas superiores. Neste rastreio, podem participar ainda pessoas referenciadas pelo médico de família.

Os rastreios são gratuitos e decorrem na sede da Junta de Freguesia de Ventosa, Rua Visconde Chanceleiros, nº. 7, entre as 9h e as 18h.

Neste âmbito, decorrerá também um conjunto de atividades na freguesia de Ventosa. Pelas 10h, será dinamizada uma caminhada, com partida e chegada na sede da Junta de Freguesia. Às 11h, vai decorrer uma aula de ioga.

Importa referir que é obrigatória a inscrição prévia, devendo esta ser feita através do e-mail saude@cm-alenquer.pt ou dos seguintes contactos:

924 060 034

Para efeitos de seguro, a caminhada requer também inscrição prévia, que pode ser feita através do 924060034.

Atualizado a 14 julho, 2022