Município de Alenquer

Sem planos para os miúdos? Alenquer tem o que precisa neste verão

01/07/2022

Município dinamiza atividades para os mais novos até agosto

É verão e, em Alenquer, o município disponibiliza um conjunto de atividades para os mais novos. Até ao final de agosto, os jovens do concelho vão poder usufruir das mais diversas iniciativas, muitas delas totalmente gratuitas.

Desde ofertas culturais, desportivas ou profissionais, é vasto o leque de atividades que o município disponibiliza e que pretendem contribuir para a formação e desenvolvimentos da população mais jovem do concelho, os munícipes do futuro.

Desde junho e até ao final do mês de julho, estão a decorrer as Férias Desportivas 2022, um ciclo que leva a prática desportiva a vários locais do concelho e que visa promover uma ocupação saudável dos tempos livres das crianças e jovens, minimizando as dificuldades das famílias, através desta oferta desportiva.

O projeto, que se destina a crianças e jovens entre os 10 e os 15 anos, permite também promover os clubes e associações desportivas que tenham disponibilidade e recursos para este efeito.

O programa inclui modalidades como judo, basquetebol, futsal, futebol, hóquei em patins, equitação, karaté ou pentatlo moderno.

As atividades decorrem de 2.ª a 6.ª feira, entre as 8h30 e as 18h00. O calendário de atividades pode ser consultado a qualquer altura, no sítio oficial do município, local onde poderão ser feitas também as inscrições, sendo que estas devem sempre ser feitas até uma semana antes do início de cada atividade.

Ainda a pensar no período de interrupção letiva, há também uma programação específica para as crianças que frequentam os jardins de infância e as escolas básicas do 1º ciclo da rede pública do concelho.

As Férias Divertidas – Verão 2022 decorrem de 4 a 29 de julho, subordinadas aos temas “Uma Aventura no Verão” e “A Brincar no Verão”, e contemplam oficinas de ciência, arte, entre outras, bem como horas do conto, dinâmicas de grupo ou passeios. Estas atividades desenrolam-se das 8h às 18h30, nos Centros Escolares de Alenquer e Carregado, mas também na Escola Básica de Olhalvo e na Escola Básica/Jardim de Infância de Ota.

Por último, para os jovens residentes no concelho, com idades entre os 15 e os 25 anos e que possuam no mínimo o 3.º ciclo do ensino básico concluído, o município disponibiliza um programa de Ocupação de Tempos Livres.

Este programa visa ocupar os tempos livres dos jovens com atividades estruturadas e organizadas em variadas áreas de atividade profissional, no âmbito das competências da autarquia ou outras entidades, proporcionar aos jovens munícipes do concelho a plena ocupação dos seus tempos livres através de uma experiência de trabalho em contexto real que, no futuro, possa facilitar a integração no mercado de trabalho e ainda promover uma participação ativa dos jovens na procura de oportunidades para delinearem o seu futuro pessoal e profissional, facilitando a tomada de decisão nas suas escolhas vocacionais.

A edição de 2022 decorre de 3 de julho a 29 de agosto, nas áreas Administrativa, Cultura, Educação e Desporto do município de Alenquer, em turnos de três horas diárias (9h30 - 12h30 e 14h – 17h).

O 1.º turno arranca a 4 de julho e termina a 15 do mesmo mês, o 2.º turno vai de 18 a 29 de julho, o 3.º turno de 1 a 12 de agosto e o 4.º turno de 16 a 29 de agosto.

Se não sabe o que fazer com os miúdos, Alenquer tem o que precisa neste verão. Aqui mesmo pode encontrar o melhor plano para um verão mais divertido.

Voltar ao topo