Município de Alenquer

Município coloca estudantes a pensar na resolução de desafios do concelho

04/07/2022

Decorreu no dia 4 de julho, no Salão Nobre, a apresentação do relatório final no âmbito do projeto “Link Me Up – 1000 ideias”.

Este projeto que junta equipas multidisciplinares, incluindo estudantes de várias áreas, colaboradores de organizações e professores, visa resolver “casos” particulares das instituições, numa perspetiva de apresentação de sugestões e de orientação estratégica futura.

O município de Alenquer associou-se a esta iniciativa com um desafio claro: “Como despertar o interesse da geração abaixo dos 30 anos para o património local?”

Neste âmbito, foi apresentado um relatório final, com soluções pensadas para esta problemática e, durante a manhã desta segunda-feira, houve oportunidade de discutir e esclarecer dúvidas sobre essas mesmas soluções.

“Este é um projeto de aproximadamente 5 meses que desenvolvemos com o Instituto Politécnico de Leiria e que surge no contexto de uma plataforma internacional, a Demola Global. A ideia deste projeto é reunir jovens de universidades portuguesas e estrangeiras e colocá-los a resolver um problema de uma instituição, neste caso, do município de Alenquer”, começou por explicar Rui Costa, vereador com o pelouro da educação.

O autarca reforçou ainda que “hoje foi a conclusão deste projeto, mas esperamos repetir a iniciativa no próximo ano, numa área completamente diferente desta.”

Importa ressalvar que este projeto surge no contexto de uma plataforma internacional, a Demola Global, estabelecida na Finlândia e que opera em 15 países: Finlândia, Portugal, Suécia, Dinamarca, Noruega, Espanha, França, Lituânia, Letónia, Hungria, México, Namíbia, África do Sul, Japão e China.