Município de Alenquer

Verão em Alenquer rima com diversão

06/07/2022

Município promove atividades para todos os gostos e idades para um verão em cheio

Chegado o verão, é altura de aproveitar o que de melhor Alenquer proporciona. Foi precisamente a pensar nisso que o município preparou um conjunto de iniciativas para tornar o verão dos munícipes mais preenchido.

Desde ofertas culturais, formativas e desportivas, há propostas que servem todos os gostos e idades, sendo que a grande maioria está disponível de forma totalmente gratuita.

Para os mais jovens, estão a decorrer em simultâneo as Férias Desportivas e as Férias Divertidas. A primeira procura levar a prática desportiva a vários locais do concelho, visando promover uma ocupação saudável dos tempos livres e, assim, minimizar as dificuldades das famílias, através da oferta desportiva.

Este ciclo decorre até ao final do mês de julho, destina-se a crianças e jovens entre os 10 e os 15 anos, e inclui modalidades como judo, basquetebol, futsal, futebol, hóquei em patins, equitação, karaté ou pentatlo moderno.

Nas Férias Divertidas, que decorrem igualmente até ao final de julho, os participantes podem usufruir de oficinas de ciência ou arte, bem como horas do conto, dinâmicas de grupo ou passeios. Importa sublinhar que este ciclo se destina, sobretudo, às crianças que frequentam os jardins de infância e as escolas básicas do 1º ciclo da rede pública do concelho.

Para os jovens residentes no concelho, com idades entre os 15 e os 25 anos e que possuam no mínimo o 3.º ciclo do ensino básico concluído, o município disponibiliza um programa de Ocupação de Tempos Livres, que visa ocupar os tempos livres dos jovens com atividades estruturadas e organizadas em variadas áreas de atividade profissional, no âmbito das competências da autarquia ou outras entidades.

Ainda no capítulo do Desporto, de 4 de junho a 24 setembro, decorre a 7.ª Edição do Alenquer a Mexer.

A iniciativa, promovida pelo município, leva a prática desportiva a várias localidades do concelho, de forma totalmente gratuita, procurando incentivar à prática e sensibilizar para a importância da adoção de um estilo de vida mais saudável.

Durante três meses, há atividades desportivas para todos os gostos e idades, sempre ao fim de semana, desde o fitness, ao zumba, passando também por hidroginástica, pilates, caminhada ou mesmo BTT. Alenquer, Carregado, Cheganças, Merceana e Abrigada serão palco das atividades, o que permite servir os principais agregados populacionais do concelho.

Até setembro, pode aproveitar também para usufruir das piscinas exteriores, no Complexo Municipal Victor Santos.

As propostas estendem-se ainda para uma vertente mais cultural.

Até 16 de julho, Alenquer dá palco à 3.ª Edição das Músicas do Mundo, que tem como objetivo levar à população do concelho outros tipos de sonoridades menos conhecidas, na perspetiva de alargar o horizonte cultura dos munícipes.

Alenquer, Carregado, Meca e Olhalvo recebem estes concertos, que decorrem aos fins de semana, sempre às 21h30 e com entrada gratuita. O evento traz ritmos como flamengo, samba, jazz ou blues e o cartaz promete atrair muitos amantes de música.

Para os aficionados pela leitura, a Biblioteca Municipal de Alenquer dinamiza, a partir de 7 de julho, o ciclo Biblioteca Fora de Portas.

A iniciativa é de entrada livre e sem inscrição, contemplando um conjunto de atividades dedicados à leitura, mas não só. Há ainda espaço para horas do conto, pinturas faciais, jogos e atividades ludo-didáticas, livros, jornais ou revistas.

O ciclo decorre até ao final de agosto, em vários pontos do concelho, casos de Alenquer, Carregado, Merceana e Abrigada.

Há ainda O Livro conVida à Hora do Conto, um conjunto de sessões de hora do conto, subordinadas à obra "A Verdade segundo o Artur", de Tim Hopgood e David Tazzyman.

Juntam-se a estas, iniciativas como a Exposição "Clube da Agulha", a peça de teatro Sonho de uma Noite de Verão e as Rotas Turísticas por Alenquer.

Propostas não faltam. Alenquer tem tudo o que precisa para um verão mais divertido. Aproveite!