Município de Alenquer

Município sugere à Infraestruturas de Portugal melhorias no IC2

Entidade vai requalificar troço que atravessa Alenquer

O município de Alenquer sugeriu à Infraestruturas de Portugal (IP) melhorias a realizar no IC2, antiga EN1.

Estas sugestões surgem na sequência da intenção anunciada da IP em realizar uma intervenção de melhoria do pavimento num troço do IC2, compreendido entre os concelhos de Alenquer e Vila Franca de Xira.

As operações vão decorrer em período noturno (21h às 7h), entre os dias 19 e 30 de julho, contemplando cerca de 18 quilómetros de um troço que atravessa, no concelho de Alenquer, as freguesias de Carregado e Cadafais e Alenquer (Santo Estêvão e Triana).

Tiago Pedro, vereador com o pelouro do Trânsito e Mobilidade, esteve reunido com responsáveis da IP, no sentido de apresentar algumas soluções que o executivo considera serem relevantes para uma melhor gestão do tráfego naquele troço em específico.

“Listámos uma série de pontos que necessitam de correção ao longo do trajeto a intervencionar, tal como sinalização vertical e horizontal, correções no trajeto, cruzamentos e interseções, entre outros. Além disso, demos também a nossa opinião acerca da intervenção a realizar”, explicou.

Ainda que estas intervenções sejam da inteira responsabilidade da IP, como entidade que tutela as infraestruturas nacionais, o município não quis perder a oportunidade participar ativamente no processo.

“O município não tem autonomia no processo, mas como estamos no território e conhecemos bem as pessoas e as rotinas diárias no nosso concelho, não nos inibimos de participar no processo”, sublinhou Tiago Pedro.

O vereador revelou ainda que, à margem da mesma reunião, o município conseguiu antecipar a colaboração da IP em projetos futuros, nomeadamente aqueles em que se cruzem responsabilidades por parte de ambas as entidades.

“Apresentámos os nossos planos e projetos para intervenções futuras e, naquelas que toquem as vias nacionais sob alçada da IP, existiu abertura para conciliar interesses de parte a parte”, vincou Tiago Pedro.

Em comunicado, a Infraestruturas de Portugal refere que a empreitada de requalificação do troço do IC2 visa dotar esta via de condições de conforto e segurança.