Município de Alenquer

Alenquer promove 1.ª reunião do Conselho Estratégico Empresarial

09/09/2022

Evento decorre a 23 de setembro

Na senda do desenvolvimento económico do concelho e da melhoria das condições de vida das populações e dos seus agentes económicos, o município de Alenquer vai promover em setembro a 1.ª reunião do Conselho Estratégico Empresarial Municipal (CEEMA).

O evento decorre a 23 de setembro, na Quinta da Torre, em Alenquer, e procura ser um encontro de todo o tecido empresarial alenquerense, ainda que seja aberto à participação do público em geral, mediante inscrição no portal de negócios.

O CEEMA é uma entidade de caráter consultivo e de apoio ao executivo municipal, em matéria de delineação de políticas e ações que têm impacto no desenvolvimento económico do concelho, dotado de total autonomia funcional.

Tem por missão acompanhar e aconselhar a promoção e execução de projetos que impulsionem o desenvolvimento económico do concelho. Ao mesmo tempo, funcionará como interlocutor entre a autarquia, empresários e investidores nacionais e internacionais.

Em sessões bianuais – março e setembro – serão discutidas várias temáticas importantes para o concelho, nomeadamente para o tecido empresarial, analisando de uma forma clara as atividades existentes e apontando as linhas estratégicas de investimento, de modo a proporcionar à autarquia a preparação e definição dos instrumentos que permitam ao município desenvolver políticas e medidas que revitalizem a economia do concelho, fixando as empresas que aqui trabalham e atraindo novos investimentos.

Como membros permanentes do CEEMA, estão representadas entidades de referência do setor económico, que vão contribuir para a construção de ideias e para a definição de estratégias orientadoras, juntamente com o município e restante tecido empresarial.

“Vamos apresentar o que foi, é e será o nosso plano estratégico do ponto de vista económico. Ao mesmo tempo, é importante criar sinergias entre os vários participantes, com a possibilidade de, daí, resultarem grupos de trabalho importantes para o desenvolvimento de vários setores”, começa por referir Paulo Franco, vereador da Câmara Municipal de Alenquer com o pelouro das atividades económicas.

Entre os vários projetos, aparece à cabeça o mais recente Regulamento Municipal de Projetos Estratégicos de Investimento do Município de Alenquer, que procura servir de apoio às empresas locais e de captação de novos investimentos para o concelho, assente num conjunto de métricas que permitirão ao município conceder determinados benefícios fiscais ou apoios financeiros a quem procure investir e exercer atividade no concelho.

Juntam-se a este, outros apoios como o Fundo Financeiro de Apoio à Economia Local ou ainda o Regulamento de Apoio à Economia Local, ambos destinados ao comércio local.

Para o município, trata-se assim de uma oportunidade para apresentar os projetos pensados para o desenvolvimento económico do concelho e definir uma estratégia e posicionamento.

Ultrapassadas as condicionantes pandémicas, que, até aqui, foram impedindo a realização do evento, será finalmente dinamizada a primeira reunião do CEEMA, que contempla várias apresentações públicas e ainda momentos culturais e gastronómicos.

“As minhas expectativas são enormes, porque acredito muito neste órgão. Isto vai permitir criar rede e abrir pontes, além de criarmos rede também localmente e impulsionarmos a economia local, sempre em linha com aquilo que são as decisões nos setores, a nível nacional”, sublinha o vereador.

A anteceder a reunião do CEEMA (dia 22), vai decorrer um evento paralelo, no qual será apresentada a segunda edição do Encontro Empresarial Ibérico, agendado para maio de 2023. A primeira edição deste encontro, recorde-se, decorreu em formato online, em 2021, numa iniciativa então promovida pelo município de Alenquer e que colheu vários elogios.

“Desenhámos todo o programa para que decorresse presencialmente em março de 2020, mas a pandemia cancelou os planos, mesmo em cima do acontecimento. Vamos agora aproveitar e apresentar o evento de 2023 e queremos também apresentar o nosso concelho para atrair eventuais investimentos”, explica Paulo Franco.

À margem deste encontro, vários representantes das associações e confederações empresarias das comunidades transfronteiriças de Espanha vão ser recebidos nos Paços do Concelho e farão uma visita às quintas produtoras de vinho e a algumas empresas locais.

Alenquer é um concelho industrial, com um volume de negócios anual superior a mil milhões de euros, pelo que existe um claro objetivo em mente com a dinamização do CEEMA, que passa por consolidar o concelho como um polo de desenvolvimento económico e social.