Montejunto: 23 de anos de Paisagem Protegida com tanto por contar

09/09/2022

Aniversário foi assinalado com um conjunto de atividades

De 2 a 4 de setembro, Alenquer e Cadaval assinalaram o 23.º aniversário da Paisagem Protegida da Serra de Montejunto (PPSM).

Habitualmente celebrada a 22 de julho, a efeméride foi assinalada dias depois, devido à situação de alerta que vigorava em território continental aquando da data inicial.

Para finalmente celebrar os 23 anos da PPSM, a Associação de Municípios de Alenquer e Cadaval (AMAC) promoveu um conjunto de iniciativas, em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e da Natural.pt.

O programa para os três dias contemplou atividades como monitorização de espécies, demonstrações da Guarda Nacional Republicana, tanto na vertente de cavalaria, como de cinotécnica, ou ainda momentos culturais.

As comemorações iniciaram com o projeto “Renaturalização do ponto de água – Lagoa”, que visou promover a presença de água e a utilização da mesma por espécies nativas, removendo os peixes exóticos existentes no local. Este projeto vai decorrer durante o ano, com o apoio do MARE - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente – ISPA.

Um dos outros pontos altos do 23.º aniversário da PPSM foi um seminário, subordinado ao tema “Áreas Protegidas – em contexto de Alterações Climáticas”, no qual se procurou debater precisamente a questão das alterações climáticas e o impacto que estas vêm tendo nas áreas protegidas.

O painel contou com nomes de referência na área, como Filipe Duarte Santos, presidente do Conselho Nacional do Ambiento e do Desenvolvimento Sustentável, ou Miguel Reis Silva, coordenador executivo do Aspirante Geoparque Oeste.

“Consideramos que foi muito enriquecedor este seminário, que ajudou a debater algumas ideias, contando com pessoas de indiscutível valor na temática, o que nos permitiu chegar a algumas conclusões importantes”, começou por explicar Paulo Franco, vereador da Câmara Municipal de Alenquer com o pelouro do ambiente.

Entre as conclusões do debate, Paulo Franco destacou "a necessidade de mitigar ou de nos adaptar às consequências das alterações climáticas", enaltecendo nesse sentido o esforço que tem vindo a ser feito por parte da autarquia.

"É preciso desencadear medidas que possam proteger a nossa Serra de Montejunto, pese embora isto seja uma questão global, que deve ser olhada do ponto de vista nacional. Neste momento, estamos a criar microreservas e a restaurar habitats, privilegiando as espécies autóctones e removendo as exóticas. Estamos também a criar faixas de gestão de combustível. Portanto, é importante frisar que a Paisagem Protegida tem uma gestão efetiva", sublinhou.

A Paisagem Protegida foi criada a 22 de julho de 1999, no seguimento da publicação do Decreto Regulamentar n.º 11/99 de 22 de julho, que a constitui como Área Protegida de Âmbito Regional.

Este reconhecimento pretendeu propiciar uma fruição da serra mais equilibrada, em primeiro lugar pelas populações locais, fomentando a promoção das atividades tradicionais. Por outro lado, possibilitou atrair visitantes à prática de atividades de recreio e lazer, com respeito pelos valores naturais e patrimoniais.

Integram atualmente a PPSM os municípios de Cadaval e de Alenquer e o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

Atualizado a 09 setembro, 2022