Natur’Alenquer pôs Alenquer no mapa dos amantes da natureza

08/09/2022

Campo de Trabalho Internacional juntou jovens de todo o Mundo

Durante duas semanas, Alenquer acolheu um Campo de Trabalho Internacional relacionado com a temática do ambiente e da natureza.

O Natur’Alenquer decorreu entre os dias 16 e 27 de agosto e trouxe ao concelho 17 participantes provenientes de 11 países, colocando Alenquer no mapa dos amantes da natureza.

Esta foi uma iniciativa organizada pela SPEN - Sociedade Portuguesa de Entomologia, em parceria com a Associação BioLiving, e com o apoio do Município de Alenquer e do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).

Depois das boas-vindas dadas pelo município, representado por Paulo Franco, os participantes tiveram oportunidade de associar-se a diversas atividades, inicialmente no Canhão Cársico de Ota e na área protegida, mas que depressa se alargaram a outros pontos do concelho.

Desde ações de limpeza, controlo de espécies invasoras, identificação de espécies autóctones, construção de abrigos para a fauna, momentos gastronómicos, culturais e de lazer, ou ainda visitas a vários pontos da vila de Alenquer. Houve de tudo um pouco, contando sempre com a participação empenhada dos jovens, que se mostraram também muito satisfeitos com aquilo que encontraram e com a forma como foram acolhidos em Alenquer.

Apesar da situação de alerta que vigorou em território continental, durante parte do tempo de vigência do campo de trabalhos, foram encontradas alternativas válidas, o que permitiu manter o espírito de missão até ao final.

“Foi o primeiro campo internacional que acolhemos em Alenquer e o balanço é francamente positivo, a avaliar também pelo feedback dado pelos participantes, que se mostraram bastante agradados com a experiência que tiveram”, destacou Paulo Franco, vereador com o pelouro do ambiente.

O autarca enalteceu ainda a importância de Alenquer poder acolher este tipo de projetos, uma vez que permitem “dar a conhecer o território e mostrar o que tem sido feito pelo município ao longo dos últimos anos”.

Alenquer vai continuar de portas abertas para acolher mais iniciativas do género, sempre com o objetivo de dar a conhecer todo o património natural que o concelho possui e divulgá-lo além-fronteiras.

Atualizado a 27 setembro, 2022