Município de Alenquer

Docentes e não-docentes recebem novo ano letivo na Serra de Montejunto

12/09/2022

Sessões decorreram entre 5 e 8 de setembro

Setembro é mês de recomeços e de dar início a mais um ano letivo. Rui Costa, vereador com o pelouro da Educação, acolheu a comunidade educativa (docentes e não-docentes) dos quatro agrupamentos escolares do concelho, ao longo de quatro dias, numa receção diferente, que teve como pano de fundo o cenário idílico da Serra de Montejunto.

Durante as receções aos grupos, Rui Costa sublinhou o papel dos professores na sociedade e lembrou que “recomeçar é uma oportunidade para mudar”, pelo que existe uma oportunidade para tirar partido dos dias antes do arranque das aulas para refletir e repensar o trabalho que foi desenvolvido ao longo dos anos letivos, tendo em particular consideração a crescente autonomia das escolas, com mais competências atribuídas e maior responsabilidade associada.

O autarca apelou também à procura de soluções em conjunto, que corresponsabilizem as partes envolvidas e que sejam um olhar crítico e construtivo, “recomeçar, refletir e repensar, mas também de alguma forma renovar. Somos sempre agentes de mudança”.

Terminou reforçando que esta é também uma oportunidade de evoluir e de transformar esta geração, pela força da capacidade de mudança e crescimento enquanto profissionais, construindo “uma escola de todos e para todos”.

Após a introdução de Rui Costa, a comunidade educativa presente foi convidada a participar num conjunto de dinâmicas enquadradas na natureza, orientadas por técnicos do município, seguindo-se uma caminhada pela Serra de Montejunto, dando a conhecer melhor esta área, que em julho passado comemorou o 23.º aniversário da sua denominação enquanto Área de Paisagem Protegida.

Voltar ao topo