Município de Alenquer

Dia Mundial da Alfabetização comemorado pelo município

13/09/2022
Encontro online “Alfabetizar a Brincar: a importância do lúdico'
Encontro online “Alfabetizar a Brincar: a importância do lúdico"

Efeméride celebra-se a 8 de setembro

Para assinalar o Dia Mundial da Alfabetização, a 8 de setembro, o município de Alenquer dinamizou o encontro online “Alfabetizar a Brincar: a importância do lúdico".
A sessão foi realizada através da plataforma Zoom, com transmissão em direto pela página de Facebook da Biblioteca Municipal de Alenquer.
O encontro contou com várias intervenções temáticas, entre as quais a de Rui Costa, vereador com o pelouro da Educação, que introduziu o encontro sublinhando a importância dos mediadores de aprendizagens, em contextos mais e menos formais.
O autarca salientou a importância de “uma educação que seja verdadeiramente comprometida com o exercício da cidadania, que olhe para crianças e jovens como os cidadãos futuro, que necessitam de desenvolver um conjunto de aprendizagens muito importantes, a capacidade do uso eficaz da linguagem e que satisfaça as necessidades pessoais da criança”, acrescentando ainda que “o lúdico vem ligar de forma muito divertida a criança à aprendizagem significativa”.
O painel contou ainda com a presença de Ana Filipa Correia, escritora, artista plástica e mentora de oficinas criativas, abordou o tema “O lúdico e as aprendizagens".
Quem também fez parte do painel foi Pedro Seromenho, autor, promotor do livro e da leitura, contador de histórias e editor na Paleta de Letras, que se debruçou sobre o "Tempo dedicado a brincar… tempo de qualidade".
Tânia Esteves, chefe da Divisão de Desenvolvimento Social da Câmara Municipal de Alenquer, apresentou “a oferta educativa e lúdica do município de Alenquer”.
A sessão teve a moderação de Eugénia Baltazar, coordenadora da Biblioteca Municipal de Alenquer.
A gravação deste encontro online mantém-se disponível para visualização na página de Facebook da Biblioteca Municipal de Alenquer.