Município de Alenquer

Alenquer vai acolher II Encontro Empresarial Ibérico

29/09/2022

Evento decorre entre 27 e 29 de março do próximo ano

Alenquer vai acolher o II Encontro Empresarial Ibérico. O evento, cuja primeira edição foi promovida também pelo município alenquerense, em formato online, irá decorrer desta vez em formato presencial, de 27 a 29 de março de 2023.

O evento foi apresentado à margem da primeira reunião do Conselho Estratégico Empresarial Municipal de Alenquer (CEEMA), no passado dia 23 de setembro, perante uma plateia com mais de 50 empresas presentes.

“Alenquer tem muito orgulho em acolher novamente esta iniciativa, na qual vão estar envolvidos os 12 municípios do Oeste, porque queremos ter uma região mais forte e todos os municípios têm a ganhar com isso”, começou por referir Paulo Franco, vereador da Câmara Municipal de Alenquer com o pelouro das atividades económicas.

Esta iniciativa reveste-se de especial importância para a região do Oeste, uma vez que permitirá criar e reforçar laços económicos com empresas internacionais, ao mesmo tempo que ajuda a divulgar e potenciar o tecido empresarial e a economia local.

“A receção formal será realizada no nosso município e depois cada município da região Oeste irá receber um conjunto de empresários, de acordo com o que é o seu setor empresarial local. No último dia, faremos em Alenquer um fórum empresarial, onde será permitida a interação entre empresas. Não tenho dúvidas que iremos impulsionar a nossa economia local e regional, bem como os níveis de exportação”, sublinhou o vereador.

De resto, a esse propósito, estiveram já presentes nos trabalhos do CEEMA representantes das Comunidades Autónomas espanholas transfronteiriças de Galizia, Andalucia, Castilla y León e Extremadura.

Estes convidados passaram dois dias no território. Entre reuniões de trabalho, tiveram oportunidade de conhecer a Quinta do Monte D’Oiro e as empresas Europastry e MCG-Mind For Metal, como representantes de alguns dos principais clusters económicos do concelho.

“Foram dois dias de trabalho e senti com agrado que eles ficaram com uma perceção de que Alenquer é um concelho muito interessante, também do ponto de vista empresarial. Atendendo à sua dimensão territorial e populacional, ter empresas que conseguem empregar centenas e com este volume de negócios, foi, para eles, motivo de surpresa e, para nós, uma grande mais-valia”, afirmou Paulo Franco.

O II Encontro Empresarial Ibérico é promovido pela Câmara Municipal de Alenquer, em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM, a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) de Madrid e a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola (CCILE).