Município de Alenquer

Município dinamiza visitas guiadas às Rotas Turísticas das Igrejas e dos Moinhos

15/11/2022

Rotas turísticas em destaque com visitas guiadas

Histórias incríveis, lendas, relíquias, e vários capítulos das muitas histórias que tornam o concelho de Alenquer num destino único e que fazem parte da sua riqueza paisagística e religiosa. Falamos, claro, das Rotas Turísticas pelo concelho.

Durante este verão, o município de Alenquer promoveu visitas guiadas às Rotas Turísticas das Igrejas e dos Moinhos. As visitas guiadas aconteceram durante o verão, permitindo aos participantes aproveitarem as temperaturas mais quentes e conhecerem melhor as igrejas e os moinhos de Alenquer, desfrutando ainda da deslocação pelos territórios verdejantes que compõem este concelho.

Através das Rotas das Igrejas, foi possível conhecer histórias e lendas, entre as pedras sagradas das antigas igrejas e capelas, que guardam segredos no silêncio do seu interior. Estas visitas permitiram aos visitantes conhecer o seu património, a sua identidade e tradições - que fazem parte de uma terra secular, com raízes profundas e memórias longínquas.

Existem mais de 100 moinhos de vento no concelho de Alenquer, com origens que remontam aos séculos XVIII e XIX. Nas Rotas dos Moinhos os visitantes viram de perto estas relíquias do património artesanal, autênticas “máquinas medievais” inseparáveis há séculos da paisagem rural alenquerense. Moinhos a preceito, que não encerram definitivamente esse ciclo da nossa história.

As visitas guiadas contemplaram um dia dedicado à Rota das Igrejas de Olhalvo e Meca e outro à Rota das Igrejas de Aldeia Galega da Merceana e Aldeia Gavinha. De igual modo, as Rotas dos Moinhos do Nordeste decorrem num dia e a as Rotas dos Moinhos de Montejunto decorreram noutro dia, reunindo, no total, cerca de quatro dezenas de participantes.

Faça a sua visita a estas rotas e fique a conhecê-las também.

Voltar ao topo