Quinzena da Codorniz volta a bater recorde de vendas

23/11/2022

Iniciativa juntou 31 restaurantes do concelho

Decorreu esta segunda-feira, 21 de novembro, a cerimónia de entrega dos certificados de participação aos restaurantes aderentes da 8.ª Edição da Quinzena Gastronómica da Codorniz de Alenquer.

A iniciativa, que decorreu entre 1 e 15 de novembro, voltou a registar um recorde de vendas. Pela primeira vez, foi ultrapassada a barreira das 8 mil codornizes vendidas, o que representa um crescimento de pelo menos 4% por comparação com a edição anterior.

Estes números ganham ainda maior relevância pelo facto de o número de restaurantes aderentes ter sido ligeiramente inferior (31), quando comparado com a edição de 2021 (33).

Para o município, trata-se de um marco importante e que ajuda a explicar a constante aposta na dinamização do evento, ano após ano.

“Desde 2019 que temos vindo a crescer em número de codornizes vendidas e este ano não foi exceção, verificando-se de novo um aumento, que foi um pouco menos substancial, mas que mostra o crescimento da Quinzena, que é o mais importante. Há um investimento grande das pessoas, que continuam a aplicar-se e que respeitam a identidade dos restaurantes, permitindo apresentar propostas variadas. Ainda assim, continua a haver margem para inovar e para consolidar a ideia de ter a codorniz nas cartas ao longo do ano. Só se consegue criar marca desta forma e temos feito um caminho ganhador nesse sentido”, afirmou Rui Costa, vereador com o pelouro da cultura.

O autarca destacou a atividade que decorreu no Museu do Vinho, no Dia Mundial do Enoturismo, envolvendo a codorniz e o produtor do referido vinho gastronómico, que esgotou, apesar de ter sido paga, “mostrando que há muita curiosidade envolta deste tema, sobretudo de pessoas de fora do concelho”.

Através da Quinzena Gastronómica da Codorniz, Alenquer procura impulsionar a codorniz como marca gastronómica e difundir a cultura e tradição alenquerenses, assentes na valorização da qualidade dos produtos endógenos e na arte e magia dos chefs locais, numa combinação com os vinhos do concelho. A edição de 2022 contou novamente com o apoio da InterAves, empresa local e líder na produção nacional de codornizes.

Para 2023, foi anunciada a criação da Confraria Gastronómica da Codorniz de Alenquer, projeto municipal que contará com o apoio de parceiros e agentes económicos já envolvidos no projeto da Quinzena Gastronómica da Codorniz. Além disso, é de esperar que a codorniz seja destaque em futuros eventos municipais.

Atualizado a 23 novembro, 2022