Município de Alenquer

Alenquer prepara Plano de Adaptação às Alterações Climáticas

24/11/2022

Município integra projeto Oeste Adapta da OesteCim

No passado dia 18 de novembro, o município dinamizou uma reunião de trabalhos que incidiu sobre a temática das alterações climáticas.

A Biblioteca Municipal de Alenquer acolheu a sessão, que teve por objetivo debater a estratégia local de adaptação às alterações climáticas, bem como discutir medidas e ações a incluir no Plano Municipal de Adaptação Às Alterações Climáticas de Alenquer, que está em elaboração, no âmbito do projeto “Oeste Adapta”.

Este projeto surge na sequência de uma candidatura efetuada ao EEAGrants, liderada pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCim), sendo que o mesmo conta com a colaboração técnica do CEDRU - Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano, que tem coordenado os trabalhos de elaboração dos 12 Planos Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas da região Oeste.

Na reunião de trabalhos estiveram presentes diversas entidades municipais e parceiros do município, que apresentaram vários contributos para eventual inclusão no referido plano.

No final, o vereador com o pelouro do ambiente, Paulo Franco, mostrou-se satisfeito pela participação de todos na elaboração deste plano municipal, lembrando que este “será de vital importância para orientar a estratégia do município, mas também para a apresentação de candidaturas aos fundos previstos no Portugal 2030”.

O vereador recordou ainda que “esta metodologia de trabalho já tinha sido feita pelo município aquando da criação do Plano de Ação para as Energias Sustentáveis e o Clima (PAESC)”, sublinhando a preponderância que este documento irá ter também para uma eventual atribuição de fundos comunitários.

“Tive ainda a oportunidade de falar de mais dois pontos importantes, como a intenção do município em criar uma equipa de sapadores florestais no próximo ano e também o trabalho que vamos fazer com a Águas do Tejo Atlântico, no âmbito do reaproveitamento das águas das ETARIS para o setor primário, nomeadamente para as culturas agrícolas mais próximas. Estamos certos que estes projetos irão ajudar na mitigação e adaptação às alterações climáticas”, acrescentou Paulo Franco.

As conclusões obtidas serão ponderadas no decurso da elaboração do Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Alenquer.

Voltar ao topo