Município ao lado das pessoas com deficiência

02/12/2022

Sábado é Dia Internacional das Pessoas com Deficiência

Assinala-se este sábado, 3 de dezembro, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, data que visa promover uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência, bem como a promoção dos seus direitos.

Esta comemoração procura também aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela inclusão das pessoas com deficiência em cada aspeto da vida política, social, económica e cultural.

Simbolicamente, o município apoiou a CERCI Flor da Vida ao adquirir o remanescente de "pirilampos mágicos" junto da instituição e efetuou a distribuição junto dos munícipes, por intermédio de Rui Costa, vereador com o pelouro da ação social.

Importa ainda lembrar que, atualmente, o município de Alenquer tem ao dispor da população com deficiência um conjunto de apoios.

O município dispõe de um Balcão de Inclusão, que resulta de um protocolo com o Instituto Nacional de Reabilitação - Instituto Público, que tem como principal objetivo informar as pessoas com deficiência, as suas famílias e as instituições que lhes prestam apoios dos seus direitos e deveres e dos recursos que têm à sua disposição.

A juntar a isto, o município efetua também o transporte de utentes com deficiência para instituições com respostas a esta população, nomeadamente socioeducativa, CAO e formação profissional.

Por fim, há ainda a destacar ainda o projeto de Estimulação Sensorial - Snoezelen, dinamizado pelo município, que visa dar resposta a crianças sinalizadas pelo ensino especial, do ponto de vista dos sentidos e da sua estimulação e relaxamento.

O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência surgiu numa Assembleia Geral da ONU, a 14 de outubro de 1992. Em 1998, a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.

Atualizado a 06 dezembro, 2022
Voltar ao topo
© 2024 | Todos os direitos reservados Autarquia 360