Proteção Civil soma mais de 100 ocorrências em Alenquer

Mau tempo provocou vários estragos no concelho

O mau tempo que assolou a região nas últimas horas provocou diversos estragos no concelho de Alenquer. Às 13h desta sexta-feira, o balanço da Proteção Civil indicava mais de uma centena de ocorrências no território, e em crescendo.

A esmagadora maioria destas ocorrências estava relacionada com deslizamento de terras ou com inundações nas redes viárias, nacionais e municipais.

À hora do balanço, a situação que exigia mais cuidados acontecia na Estrada do Carril, que dá acesso à central termoelétrica, onde foi necessário proceder à interdição do trânsito.

Havia ainda a registar o trânsito condicionado nas estradas EN9, N115-3, N115-4, com muitos deslizamentos de terras já sinalizados e encaminhados para a Infraestruturas de Portugal.

Durante a tarde, vai proceder-se à desobstrução e limpeza nas pontes de Cadafais e Olhalvo. Nestes locais, é exigida muita precaução na circulação.

Ainda de acordo com a Proteção Civil, foi registado um número considerável de inundações em habitações, a maior parte em aldeias mais baixas e próximas dos rios. Esta situação encontra-se igualmente em fase de levantamento e vai concentrar atenções nas próximas horas.

Pedro Folgado e Tiago Pedro, presidente e vereador da Câmara Municipal de Alenquer, respetivamente, já realizaram visitas ao terreno, na companhia do Comandante Operacional da Proteção Civil de Alenquer, Rodolfo Batista, a fim de averiguar alguns dos danos causados pela intempérie.

Apela-se à população que se mantenha em segurança.

Ocorrências por freguesia:

• União de Freguesias de Triana e Santo Estevão - 19
  • União de Freguesias de Aldeia Galega da Merceana e Aldeia Gavinha -12
  • União de Freguesias de Abrigada e Cabanas de Torres - 11
  • Freguesia de Olhalvo - 11
  • União de Freguesias de Carregado e Cadafais - 9
  • Freguesia de Carnota - 8
  • Freguesia de Meca - 7
  • União de Freguesias de Ribafria e Pereiro de Palhacana - 5
  • Freguesia de Ota - 5
  • Freguesia de Ventosa - 3

Ocorrências validadas e sinalizadas pela Proteção Civil na EN9, EN 115-3, EN 115-4 e estradas municipais - 18