Município visita zonas afetadas pelo mau tempo

Autarquia procura avaliar danos causados

Por força das chuvas intensas que se fizeram sentir no concelho, ao longo dos últimos dias, o município de Alenquer está a realizar visitas ao terreno, a fim de avaliar eventuais danos e prejuízos.

Na passada segunda-feira, já depois de visitar alguns estragos na vila de Alenquer e as operações de demolição do edifício em risco de derrocada no Carregado, o vereador Tiago Pedro visitou várias localidades da União de Freguesias de Aldeia Galega da Merceana e Aldeia Gavinha, após solicitação do autarca local.

Em Montegil, houve registo de alguns aluimentos de terra, enquanto em Aldeia Gavinha, foram detetados problemas num ponto de rede pluvial, que deram origem a uma pequena inundação. Em Freixial do Meio, houve abatimento do pavimento numa das ruas e um aumento do caudal do rio, que galgou terreno e causou alguns constrangimentos.

Na mesma visita, foram ainda identificados alguns pontos mais sensíveis na EN9, no curso que percorre o concelho, tendo sido estes reportados à Infraestruturas de Portugal, entidade que tutela a rodovia.

O município está solidário com as populações mais afetadas e vai continuar a acompanhar de perto a situação que neste momento assola várias partes do concelho.

“Nesta altura, é tempo de dar as mãos e criar uma rede eficaz, que garanta a segurança das populações e que dê resposta aos problemas sentidos, assegurando também que ninguém será prejudicado”, vincou Tiago Pedro, que continuará a realizar mais visitas ao terreno, na companhia da Proteção Civil de Alenquer.

Ao fim das primeiras horas de intempérie, o balanço da Proteção Civil apontava já para mais de uma centena de ocorrências no concelho. Desde então, tem vindo a ser feito um levantamento exaustivo no território, pelo que ainda não há números definitivos, à data.

Há a registar, contudo, alguns acessos interditos, como é o caso da Estrada do Carril. A reabertura só acontecerá quando garantidas todas as condições de segurança e após validação das autarquias de Alenquer e Azambuja.

Atualizado a 15 dezembro, 2022