Município de Alenquer

Oportunidades no atual contexto macroeconómico em debate em Alenquer

06/02/2023

Evento conta com presença de Ministro da Economia e do Mar

O município de Alenquer vai promover, a 10 de fevereiro, um seminário subordinado ao tema “Novos Desafios e Oportunidades no Atual Contexto Macroeconómico”.

O Auditório Damião de Góis vai servir de palco a este evento, que se reveste de particular importância para o tecido empresarial do concelho e da região, e que contará com a presença especial do Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva.

Além do ministro, que partilhará a visão do Governo para o setor, vão estar igualmente presentes representantes de entidades de referência no panorama económico, casos de Álvaro Beleza, da SEDES (Associação para o Desenvolvimento Económico e Social) ou de António Saraiva, da CIP (Confederação Empresarial de Portugal), entre outros.

Ao longo da tarde, serão debatidos assuntos relacionados com a economia global, mas que encontram expressão também a nível local, tais como transição digital, transição energética ou mobilidade. Para o município, o evento é encarado como uma oportunidade para o setor empresarial do concelho debater estes assuntos, perceber qual a sua visão sobre os mesmos e dar contributos para melhorias futuras.

“Este é um evento com grande importância e que vai suscitar o interesse de todo o tecido empresarial, sobretudo o da região Oeste. Estarão presentes várias entidades de referência, naquilo que é a nossa economia, nomeadamente da indústria e do comércio e serviços. Além destas, teremos também representados os quatro principais clusters da economia do nosso concelho: agroalimentar, componentes automotivos, vitivinícola e transportes e logística", começou por referir Paulo Franco, vereador com o pelouro das atividades económicas.

Além do debate, será também feito um enquadramento sobre as possibilidades de financiamento, graças à presença da CCDRC (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro).

“Enquanto unidade de gestão do Portugal 2030, a presença da CCDRC é muito importante, para que possa ouvir e anotar projetos de candidatura e de regulamento que vão ao encontro das necessidades do setor empresarial, sobretudo numa altura em que tanto se fala acerca da necessidade de haver apoios à economia", frisou.

Paulo Franco assumiu ter “expectativas muito elevadas” em relação ao seminário e revelou que as conclusões retiradas do mesmo terão continuidade na próxima reunião ordinária do CEEMA (Conselho Estratégico Empresarial Municipal de Alenquer), em março.

“A agenda dessa reunião será construída com base nas conclusões que vamos retirar deste evento, portanto lanço particularmente o desafio à participação do nosso tecido empresarial, porque acredito que todos sairão com uma nova perspetiva sobre como encarar o futuro nas respetivas empresas”, sublinhou o vereador.

O seminário tem início às 14h30 e o encerramento acontecerá por volta das 18h.