Pelo sétimo ano, Alenquer obteve a distinção de "Autarquia Familiarmente Responsável".
O título é atribuído pelo Observatório de Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) a municípios cujas iniciativas promovam práticas de proximidade e medidas sociais que melhorem a qualidade de vida das famílias.
A distinção foi conhecida a 26 de dezembro, premiando o município pelas ações desenvolvidas em 2022.
A entrega das bandeiras decorreu a 26 de janeiro. Rui Costa, vereador com o pelouro da ação social, recebeu a distinção em representação do município.
Este reconhecimento vem atestar a capacidade do município em proporcionar qualidade de vida às famílias do concelho, priorizando o mais possível essa temática.
"Já recebemos este galardão há alguns anos e vem dar reconhecimento ao que tem sido um conjunto de políticas sociais desenvolvido, com vista a criar condições para as famílias poderem ter uma vida digna. Falamos de proporcionar condições de um ponto de vista social, garantindo bens de primeira necessidade, mas também garantir uma boa conciliação entre a vida pessoal e profissional. Não menos importante, é a dimensão de, enquanto entidade empregadora, a autarquia ter sempre a preocupação de criar condições que possibilitem um maior apoio às famílias também nesse capítulo”, explica Rui Costa.
Rui Costa salienta ainda o facto de Alenquer ser pioneiro e exemplo na transferência de competências na área da ação social, o que demonstra "uma enorme e inequívoca preocupação social”, lembrando nesse sentido os programas de apoio às diversas faixas etárias e estratos sociais da população, nas mais variadas áreas, “que se têm traduzido num suporte fundamental para muitas pessoas e famílias do concelho”.
O OAFR foi criado em 2008, pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN), com o intuito de avaliar iniciativas dos municípios em áreas relacionadas com os apoios prestados à maternidade e paternidade e às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto, tempos livres e participação social.