Município de Alenquer

Alenquer em destaque na FITUR 2023

24/01/2023

Município esteve presente no stand da OesteCIM

O município de Alenquer marcou presença na Feira Internacional de Turismo (FITUR 2023), iniciativa que decorreu entre 18 e 22 de fevereiro, em Madrid.

Durante cinco dias, Alenquer esteve em plano de destaque nesta que é uma das maiores feiras de turismo do mundo, o que se traduziu numa oportunidade única de promover e divulgar o território a nível internacional.

Inserido no stand da Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM), o município deu a conhecer o que de melhor Alenquer tem para oferecer, com especial foco no vinho, produto reconhecido a nível nacional e internacional, mas também com a presença de operadores turísticos locais.

“Estivemos presentes em contexto de comunidade intermunicipal, numa lógica de unir e não desunir, vendendo a região do Oeste como um todo, com as suas particularidades. Enquanto concelho, fizemos um trabalho de proximidade com quase todos os operadores turísticos presentes na feira, assente numa lógica de procurar novos destinos, menos explorados, que é uma tendência muito grande. Tivemos a oportunidade de apresentar Alenquer como um grande destino e uma paragem com vinho, gastronomia e património, próxima de Lisboa e que conflui com uma estrada que já tem muito fluxo turístico, como a de Lisboa-Fátima”, começou por explicar Rui Costa, vereador com o pelouro do turismo, que esteve presente no evento, tal como o presidente Pedro Folgado.

“Procurámos também operadores mais pequenos, especializados em vinhos e gastronomia e que procuram alojamentos de grande qualidade, que se enquadram na tipologia de algumas das nossas quintas. É um tipo de turismo caro e altamente lucrativo. Nesse sentido, estabelecemos várias dezenas de contactos e criaram-se pontos para um trabalho que vamos continuar a manter ao longo dos próximos meses, acreditando que esses contactos terão resultados práticos ainda este ano”, acrescentou ainda o vereador.

À margem da FITUR 2023, Rui Costa garantiu ainda que foram também dados passos muito significativos na promoção do Natal de Alenquer, acreditando que poderão resultar em várias novidades já na próxima edição.

“Conseguimos envolver a Asociación Complutense de Belenistas e Asociación de Belenistas de Madrid, para estabelecermos laços profissionais e poder incluir atividades conjuntas na programação de Natal deste ano, sendo este também um fator de internacionalização do projeto do Natal de Alenquer. Um dos objetivos é ter uma exposição cenográfica bem montada do Natal de Alenquer nos natais de Alcalá de Henares e de Madrid, criando uma montra muito interessante nesses que são Natais com dezenas de milhares de visitantes”, vincou.

De acordo com a organização, a FITUR 2023 registou mais de 220 mil visitantes durante os cinco dias do evento. Alenquer voltou a dizer presente e continua apostado na divulgação do território além-fronteiras, crente de que irá traduzir-se numa procura cada vez maior pelos encantos que o concelho tem para oferecer.