Ministro da Economia e do Mar marca presença em seminário em Alenquer

15/02/2023

Seminário contou com a presença do Ministro da Economia e do Mar e de um painel de representantes de entidades de referência no panorama económico

O Auditório Damião de Góis, em Alenquer, recebeu no passado dia 10 de fevereiro o seminário “Novos Desafios e Oportunidades no Atual Contexto Macroeconómico”, uma sessão que acolheu cerca de uma centena de pessoas e versou sobre economia e investimento, trazendo estes temas a debate e gerando conclusões a apresentar e desenvolver no próximo Conselho Estratégico Empresarial Municipal de Alenquer (CEEMA), que terá lugar em março.
A abertura da sessão esteve a cargo do vereador com o pelouro das Atividades Económicas, Paulo Franco, que recebeu os presentes salientando, com agrado, a forte representatividade do tecido empresarial no seminário, dirigindo-lhes palavras de reconhecimento e de confiança, acrescentando que o município acredita que "as empresas são o motor do desenvolvimento económico e que são elas que criam riqueza – e foi com este desígnio que desenhamos [município] a nossa visão estratégica para o setor empresarial".

“A economia portuguesa vive hoje uma transformação estrutural, há necessidade de mudar os processos de fabrico, de otimizar as cadeias de produção de valor, criar mais valor acrescentado, crescer em termos de exportações. Projetando esta realidade numa mudança onde os sistemas da digitalização da economia, da transição energética, da descarbonização, da mobilidade elétrica, entre outros, fazem com que a economia portuguesa esteja perante uma nova era: a indústria 4.0, caraterizada como a quarta revolução industrial” – Paulo Franco, vereador da Câmara Municipal de Alenquer com o pelouro das Atividades Económicas

António Costa Silva, ministro da Economia e do Mar, foi o convidado de honra desta sessão, na qual apresentou uma reflexão sobre o estado atual da economia e sobre as empresas, dando destaque aos aspetos mais relevantes sobre os setores fortes a operar no concelho e abordando os programas de fundos europeus PT2020 e PT2030, o PRR e os programas nacionais que daí derivam.

“Temos de minimizar a disparidade salarial, temos de ter um país coeso, a olhar para o futuro, mas o fundamental é o país criar riqueza. Se formos capazes de criar mais riqueza muitos dos problemas do país vão-se solucionar. Acredito profundamente que hoje temos as capacidades, as ferramentas, o talento para fazer essa transformação, que já está a ocorrer e desde logo o concelho de Alenquer é um grande exemplo disso.” – António Costa Silva, Ministro da Economia e do Mar

A sessão, organizada pelo município de Alenquer, prosseguiu com um painel de debate com representantes dos principais setores da economia portuguesa. Estiveram presentes a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, a Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentar, a Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel, a Comissão Vitivinícola da Região de Lisboa e a Associação Portuguesa de Logística, representadas, respetivamente, por João Vieira Lopes, Miguel Mira, José Couto, Francisco Toscano Rico e Afonso Almeida.
A fechar este seminário, Jorge Brandão, em representação do Programa Centro2020, abordou e enquadrou as prioridades de investimento para 2030, que incluem possibilidades de financiamento para empresas.
A sessão terminou com um balanço claramente positivo, sublinhando-se a pertinência e a importância destas ações para o tecido empresarial - em particular do concelho e da região Oeste - e esperando-se a continuação dos trabalhos na próxima reunião do Conselho Estratégico Empresarial Municipal de Alenquer.

Atualizado a 15 fevereiro, 2023