Em março, vamos ao Teatro?

27/02/2023

Teatro de volta a Alenquer no mês de março

O Teatro vai encher Alenquer durante o mês de março. Até ao final do mês pode contar com espetáculos para todas as idades, com o objetivo de assinalar o Dia Mundial do Teatro (27 de março).

A iniciativa abre com «No palco com a Rádio Voz de Alenquer» no Auditório Damião de Góis, em Alenquer. Cinco sessões de conversas culturais descontraídas, onde atores, agentes culturais, encenadores, músicos, entre outros elementos, vão partilhar e refletir temas da cultura, sendo a arte o elo de ligação entre todas elas. Estes momentos vão também ser transmitidos em streaming no Facebook da Rádio Voz de Alenquer ou na emissão desta rádio. Todas as quartas-feiras de março, às 21h00.

No Teatro Ana Pereira, também em Alenquer, vai estar em cena «As Espingardas da Mãe Carrar» de Bertolt Brecht interpretada pela Trupe de Teatro «Os 4 e o Burro». Considerada uma das obras mais dramáticas do autor, esta peça retrata a luta em defesa da democracia contra o fascismo durante a Guerra Civil espanhola. Um clássico da dramaturgia mundial que contará com sessões às sextas e sábados, às 21h30. As reservas e marcações para as várias sessões devem ser efetuadas através do telefone 914 378 039.

No sábado, 4 de março, às 16h00, chega ao Auditório Damião de Góis, «Saudade», um espetáculo para todas as idades do promotor Boutique da Cultura. Três atores contam-nos a história inspirada no livro «Saudade» de Claudio Hochman, num caleidoscópio de imagens com muito ritmo e muito humor. Uma peça para maiores de 3 anos.

«Malas e Fraldas» é mais do que um espetáculo. Direcionado para bebés, será composto por teatro, luz e música ao vivo. Serão promovidos estímulos associados a emoções positivas e bem-estar e as famílias são convidadas a brincar, explorar e viajar pelas músicas do mundo de forma ativa no meio do palco. Duas sessões, uma em Alenquer no Museu João Mário, às 11h00 e outra às 16h00 no Rancho Folclórico do Carregado. A partir dos 3 meses e com lotação limitada.

«Vem aí o Zé das Moscas» é a história de um homem meio amalucado que andava com moscas à volta da cabeça e sofria de zumbidos, muitos zumbidos e já não aguentava mais! Até que um dia alguém lhe deu o conselho que fosse à procura da cura para resolver o seu problema; e a «A Casa da Mosca Fosca» é uma adaptação realizada a partir de um conto popular russo recuperado por Alexander Afanásiev. As diferentes personagens introduzem os leitores num atraente jogo de números e tamanhos, rimas, repetições e ritmos, que são elementos próprios da tradição oral. Um conto para ler e contar, que cresce em intensidade a cada página até culminar num final surpreendente. São dois teatros de fantoches para famílias e crianças a partir dos 3 anos. O objetivo é proporcionar às crianças o desenvolvimento de capacidades criativas e imaginativas. As sessões vão decorrer nas Bibliotecas Municipais do Carregado e Alenquer e as inscrições são efetuadas através do formulário https://bit.ly/3m5LwCg ou presencialmente, nas respetivas bibliotecas.

A par da programação em palco, o ciclo temático «Vamos ao Teatro» dá continuidade à sua vertente prática nas artes cénicas e contará com um workshop (em duas partes) ministrado por Rui Luís Brás – conhecido ator português com forte presença no teatro, cinema, televisão e dobragens. As sessões vão ser de iniciação, de cariz exclusivamente prático e aberto a todos aqueles que querem descobrir o teatro e ficar a perceber como funciona o processo de formação de atores. Será dividido por dois dias e o objetivo é procurar ajudar a desenvolver a expressividade e a imaginação através de exercícios de improviso, trabalhando a confiança, a intuição, a criatividade e o espírito de grupo. Como requisitos estão a roupa confortável que permita a liberdade de movimentos e é direcionado a maiores de 12 anos. As vagas são limitadas.

As conhecidas atrizes Florbela Queiroz e Natalina José são as cabeças de cartaz do espetáculo de revista à portuguesa «Olha que Duas» - um espetáculo que tem percorrido o país de norte a sul, esgotando sempre todas as salas. Rábulas divertidas, crítica social e atual e músicas orelhudas são apenas alguns dos ingredientes deste espetáculo, que é composto por projeções de imagens e vídeos interativos. Tem a duração de 120 minutos e estará na sala do Auditório Damião de Góis no dia 12, às 18h00.

«Conta-me como foi» é um teatro de improviso que nos chega pelo grupo “Os Sem Rede” – um coletivo de teatro de improviso que se dedica à produção e criação de projetos que exploram e dramatizam memórias do público que os assiste. Este é um espetáculo com grande imaginário onde todos podem escolher o que querem ver. Para maiores de 12 anos, chegará ao palco do Rancho Folclórico do Carregado no dia 18 de março, às 16h00.

A fechar o mês, e depois da diversificada oferta cultural que existirá ao longo de todo o mês, chega ao Auditório Damião de Góis «Valentin», que surge a partir de textos de Karl Valentin. Sketches com um humor absurdo e, ao mesmo tempo, inteligente, promete trazer a cena o mais comum do quotidiano, sem que se consiga adivinhar o seu desfecho. Um espetáculo cómico, divertido e profundamente crítico produzido pela «AlenPalco - Companhia de Teatro da Vila». A sessão é às 16h00.

Os bilhetes estão disponíveis para reserva e compra na Biblioteca Municipal de Alenquer durante o seu horário de funcionamento. Podem também ser efetuadas reservas pelo 961 667 056 e nos locais do espetáculo. O espetáculo “As espingardas da Mãe Carrar” tem um número próprio para reserva, sendo utilizado o contacto 914 378 039 para o efeito. A bilheteira abre 90 minutos antes do início do espetáculo, devendo ser consultadas as informações adicionais no programa.

Rui Costa, vereador da Câmara Municipal de Alenquer com o pelouro da Cultura, afirma que o município “continua a apostar na concretização de uma agenda cultural, de forma diversificada e atrativa, proporcionando a todos a possibilidade de assistir a diversos espetáculos culturais, alguns gratuitos ou com preços simbólicos.”

O vereador apela ainda à participação de todos nesta iniciativa, permitindo que "se perpetue um território de memórias sobre o teatro e a história do teatro em Alenquer”.

“Apostamos na diversidade e temos como objetivo manter a forte importância histórica e comunitária que a cultura tem para o município de Alenquer”, acrescenta o autarca.

“Temos algumas companhias de teatro em Alenquer a promover a Cultura e a provar que temos bastante qualidade quer no teatro amador, quer no teatro semiprofissional, sendo que este ano já integrámos duas nesta iniciativa e outras terão oportunidade em projetos futuros”, conclui.

Consulte o programa completo aqui.

Atualizado a 06 março, 2023
Voltar ao topo
© 2024 | Todos os direitos reservados Autarquia 360