A violência doméstica é crime público e uma responsabilidade coletiva
No âmbito de uma parceria com o Gabinete Intermunicipal de Apoio à Vítima (GIAV), o município de Alenquer passou a providenciar uma resposta social de proximidade desenhada para apoiar as vítimas de violência doméstica. Esta parceria tem o objetivo de dar respostas coordenadas, num espaço de acompanhamento, diagnóstico, avaliação de risco, prestação de informação sobre direitos e respostas existentes, e encaminhamento das vítimas para os serviços competentes.
O atendimento, totalmente gratuito, é descentralizado e feito presencialmente, mediante marcação, com periodicidade quinzenal.
São considerados violência doméstica comportamentos violentos e de abuso de poder de uma pessoa sobre outra com quem existe/ existiu uma relação de intimidade, familiar ou de dependência, podendo assumir diversas formas. Se for o seu caso, ou se conhecer alguém que necessite deste tipo de apoio, contacte o GIAV de segunda a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 18 através número telefónico 261 094 900 ou do e-mail giav@csptv.pt
O GIAV surge de um acordo entre o Centro Social Paroquial de Torres Vedras e o Instituto de Segurança Social, IP, quando em junho de 2015 assinaram o Acordo Atípico para resposta de Centro de Atendimento – Gabinete Intermunicipal de Apoio à Vítima. O Gabinete que era Local torna-se assim Intermunicipal, alargando geograficamente a sua área de intervenção aos Municípios da zona Oeste que não possuem este tipo de resposta especializada.