Freguesias dotadas de mini ecocentros

22/03/2023

Protocolo visa a descentralização destes espaços através da criação de novos locais de recolha para alguns tipos de resíduos

O município de Alenquer firmou a 20 de março um protocolo que visa formalizar uma parceria que permite a criação e gestão de mini ecocentros nas freguesias aderentes. Estes locais permitem a recolha de resíduos urbanos e o adequado encaminhamento/tratamento de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE) e de resíduos de pilhas e acumuladores (RPA), parte que ficará a cargo da Electrão, uma das partes deste protocolo. Assinaram também este protocolo de cooperação as duas associações de Bombeiros Voluntários do concelho, Alenquer e Merceana, e as três primeiras freguesias com estes espaços: freguesia de Meca, união de freguesias de Ribafria e Pereiro de Palhacana e união de freguesias de Aldeia Galega e Aldeia Gavinha.
O presidente do município de Alenquer, Pedro Folgado, destacou a importância da recolha e reciclagem de resíduos – em particular dos resíduos elétricos e eletrónicos –, valorizando a recolha de algumas matérias menos amigas do meio ambiente. Para cumprir esta finalidade, considera que este protocolo representa uma articulação perfeita entre o município, as juntas de freguesias, as associações de bombeiros e a Electrão – que faz a ponte para encaminhar devidamente os resíduos eletrónicos, “há a capacidade de fazer economia circular e usufruir da mesma”, permitindo chegar “mais perto daquilo que é a política ambiental”. Pedro Folgado afirma ainda que “fazemos todos os dias o nosso melhor e estamos no bom caminho”, sublinhando que protocolos como este “permitem que o concelho seja mais verde e mais amigo do ambiente”.
Os ecocentros, destinam-se a receber separadamente diversos materiais provenientes das atividades domésticas para serem posteriormente encaminhados para operadores de gestão de resíduos licenciados, com vista à sua posterior valorização e reciclagem. Estes espaços da responsabilidade das freguesias funcionam com atendimento por marcação e permitem depositar resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE), resíduos “verdes” (como aparas de relva e ervas, troncos, ramos), monos ou “monstros” (como móveis de grandes dimensões) e ainda colchões.
Paulo Franco, vereador da Câmara Municipal de Alenquer responsável pelo pelouro do Ambiente, refere que este é um “projeto muito importante para a estratégia definida para a área do ambiente”. Destacando a importância do envolvimento e da sensibilização da população nestas matérias, disse que “é fundamental que haja esta mudança de atitude que tem que ver com o tratamento dado aos resíduos”, reforçando ainda o posicionamento deste projeto do ponto de vista social. O autarca agradeceu ainda o compromisso e empenho das partes envolvidas nesta missão do Ambiente “que é de todos”.
Numa primeira fase, este serviço está disponível nas três freguesias referidas, mas as previsões são de expansão para mais quatro freguesias do território, fazendo com que este serviço esteja disponível mais próximo dos munícipes, tornando-se assim um serviço mais acessível.
Ricardo Furtado, em representação da Electrão, salientou a importância de encaminhar bem os resíduos elétricos e eletrónicos por via da adequada reciclagem, “há situações em que temos de salvaguardar e garantir que estes resíduos [REEE e RPA] são adequadamente recolhidos e encaminhados, a Electrão garante também que o país dá resposta àquilo que é a legislação comunitária em matéria destes resíduos”, reforçando a importância do trabalho conjunto para “um ambiente melhor para todos”.

LOCALIZAÇÕES DOS MINI ECOCENTROS

| Pereiro de Palhacana (união de freguesias de Ribafria e Pereiro de Palhacana)

Atrás do Jardim de Infância

Contacto para agendamento: 962 831 869

| Paiol (união de freguesias de Aldeia Galega e Aldeia Gavinha)

No antigo estaleiro da Junta de Freguesia, na estrada entre Barbas e Paiol

Contacto para agendamento: 263 760 454 / 263 760 402

| Meca (freguesia de Meca)

Atrás do Cemitério 2

Contacto para agendamento: 263 732 008

De recordar que o ecocentro do município de Alenquer, localizado no complexo municipal Quinta do Barnabé (Alenquer), está em funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h e sábados das 10h às 13h, sendo possível depositar: Papel/Cartão; Embalagens de Plástico e Metal; Embalagens de Vidro; Mistura de Plástico (conhecido como plásticos rígidos); Mistura de Vidros (como espelhos, janelas, etc.); Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE); Resíduos de Madeiras; Monstros/monos (colchões, móveis, etc.); Óleos Alimentares Usados (OAU); Metal; Resíduos de construção e demolição de pequenas obras de bricolage; Pilhas; Lâmpadas usadas; Pneus de veículos ligeiros; Óleos lubrificantes; Resíduos verdes (relva, troncos, ervas, etc.). Os Paços do Concelho, as Bibliotecas Municipais de Alenquer e Carregado, o Espaço de Cidadania da Barrada (Carregado) e todas as sedes/delegações das juntas de freguesia (exceto as que já têm ecocentro, com depósito próprio) também recebem lâmpadas e pilhas com a finalidade de encaminhá-las para reciclagem.
Para recolha de monos em casa, existe um serviço gratuito de recolha, disponível através do 800 503 505.

Atualizado a 22 março, 2023