Merceana dotada de ligação pedonal periurbana e de requalificação do espaço do mercado

Obras visaram requalificar a área adjacente ao espaço do mercado da Merceana e construir uma ligação pedonal do centro da localidade à periferia

A obra decorrente do Orçamento Participativo «Percorrendo o Mercado da Merceana - Requalificação do espaço do mercado da Merceana e circuito pedonal» e a obra municipal «Ligação Pedonal Periurbana do passo da Merceana», situadas na localidade de Merceana foram inauguradas no passado dia 25 de março. As inaugurações estiveram a cargo do presidente do município, Pedro Folgado, e do presidente da União de Freguesias de Aldeia Galega e Aldeia Gavinha, Luís Cipriano, tendo contado com a presença de alguns membros do executivo e da proponente da obra cumprida ao abrigo do Orçamento Participativo (OP), Célia Nicolau.
Tiago Pedro, vereador com o pelouro da gestão das obras municipais, afirmou que as duas obras têm em comum privilegiar o uso das vias pedonais, “para bem da saúde, do ambiente e da economia é muito importante que possamos integrar no nosso dia-a-dia e na nossa rotina o uso das vias pedonais”. Paulo Franco, vereador responsável pelo pelouro da cidadania, destaca a oportunidade de, a cada edição do OP, a população poder escolher o que faz mais sentido conforme as suas necessidades e expectativas, como fez a proponente Célia Nicolau que lutou por este projeto, que esteve à consideração da votação pública, e que “agora temos a maior satisfação e colocar, hoje, à mercê da população”. Célia Nicolau, por sua vez, apelou à população que se envolva “em edições futuras do OP, e que as pessoas estejam alerta e que participem: apresentem os vossos projetos”, concluindo que se sente “muito feliz por ver que o projeto que eu apresentei está hoje aqui a ser inaugurado”. Luís Cipriano, em nome da União de Freguesias de Aldeia Galega e Aldeia Gavinha, afirmou sentir “grande satisfação ao ver a concretização dos sonhos e anseios da população”.
Pedro Folgado fechou as intervenções sublinhando a importância destas duas obras para a Merceana, desejando que a população “usufrua deste passeio e que seja vigilante da manutenção do mesmo”. Afirmou ainda que “estes passeios proporcionam não só benefícios para a saúde mas também o encontro de pessoas e isso é muito importante, porque as pessoas não devem estar isoladas”, aludindo ao período de maior isolamento vivido nos últimos anos, esperando que estas obras ajudem a reverter essa situação, e que estes espaços sejam um ponto a favor para os habitantes desta zona “passearem e viverem o ar livre”.
A ligação pedonal periurbana do passo da Merceana amplia a rede pedonal da Merceana, fazendo a ligação entre o centro da localidade e a Santa Casa da Misericórdia e zona comercial adjacente. Esta obra aconteceu no seguimento das obras de requalificação da Estrada Nacional 9 que incluíram este troço, e foi assumida na totalidade pelo município de Alenquer, tendo sido inscrita no orçamento municipal.
«Percorrendo o Mercado da Merceana - Requalificação do espaço do mercado da Merceana e circuito pedonal» é um projeto que decorreu de uma proposta do Orçamento Participativo que teve por objetivo requalificar o espaço junto ao rio, na zona do Mercado da Merceana, tornando-o numa zona na qual as pessoas podem caminhar e usufruir dos equipamentos de manutenção física ali instalados.

Atualizado a 28 março, 2023